Acorda Cidade
A Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil terminou ontem (7), com a criação de um grupo de trabalho que vai elaborar projeto técnico com soluções para o enfrentamento à estiagem prolongada. A ideia é buscar recursos junto aos órgãos federais para atender as famílias da zona rural.
Desde o dia 1º as discussões estiveram voltadas para as questões ambientais, sobretudo a estiagem e as lagoas. Nesse período foram realizados debates, palestras em escolas e panfletagem. A iniciativa da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da coordenação municipal da Proteção e Defesa Civil, contou com a participação de representantes das esferas estadual e federal.
Durante o dia de ontem, foi realizado o Seminário Técnico sobre Estiagem, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. Entre os assuntos abordados, os recursos hídricos e o acesso à água; desenvolvimento rural sustentável, além de saúde e segurança do trabalhador rural.
"O objetivo deste seminário foi de reunir os órgãos que atuam na zona rural para que dialoguem e pensem ações conjuntas para médio e longo prazo", afirmou o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo.