Feira de Santana

Corrida da Saúde: Farmácia Brito promove 2ª edição do evento esportivo com mais de 2 mil participantes

A segunda edição da Corrida da Saúde contou com a presença do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro, medalhista em competições nacionais e internacionais.

Leitura: 7 Minutos
Corrida da Saúde: Farmácia Brito promove 2ª edição do evento esportivo com mais de 2 mil participantes
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Farmácia Brito promoveu neste domingo (14), mais uma edição da Corrida da Saúde, evento esportivo que reafirma o compromisso com a vitalidade e bem-estar em Feira de Santana. A segunda edição do evento teve concentração a partir das 5h30, em uma das unidades da farmácia localizada na Avenida Getúlio Vargas. Assim como foi em 2024, foram três tipos de percurso, com 3km, 5km e 10km.

O Acorda Cidade esteve presente na largada da modalidade de esporte que já virou rotina entre os feirenses. Em entrevista, Juscelino Brito, idealizador do evento e diretor da rede Farmácia Brito, contou que a corrida objetiva convidar as pessoas para a prática de atividades físicas.

Corrida da Saúde: Farmácia Brito promove 2ª edição do evento esportivo com mais de 2 mil participantes
Juscelino Brito, diretor da rede Farmácia Brito – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A farmácia já fomenta isso, ela fomenta a saúde. E seria contraditório se a gente falasse somente de vender remédio. A gente fala justamente na experiência de se cuidar, de se suplementar. Vamos se cuidar, vamos se exercitar, vamos sair do sedentarismo, porque a vida é bela, a gente precisa viver bem e viver com qualidade”

Com 2 mil e 100 participantes, a corrida deste ano superou o número de participantes do ano anterior. Tendo em vista o aumento constante da procura, Brito afirmou que a rede já está pensando em encontrar um local que possa abranger mais corredores para as próximas edições.

“Há um projeto de expansão, porque pelo que a gente percebe esse local já começa a ficar pequeno e já estamos pensando em estruturar uma área maior para ter mais corredores. Muita gente ficou de fora, infelizmente a gente tinha uma limitação pela questão da organização”

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além de correr, quem garantiu a sua vaga, pode apreciar degustações de suplementos, estandes de produtos para a pele, dermocosméticos, tornando a experiência personalizada. “Aqui tem hoje uma experiência, então as pessoas vão fazer um passeio pelos estandes e vão conhecer as experiências de várias indústrias que estarão ali mostrando seus produtos”

Brito relata que na segunda edição, a empresa já vem mais preparada para entregar maior qualidade para os participantes.

“A primeira experiência foi positiva, e agora a gente traz mais bagagem para deixar o corredor extremamente confortável e se sentir mesmo em uma festa. Estamos muito felizes pelo que a gente está entregando, e os corredores extremamente felizes com o que encontra, desde a entrega do kit, a essa montagem dessa grande estrutura”

Corrida da Saúde: Farmácia Brito promove 2ª edição do evento esportivo com mais de 2 mil participantes
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A novidade deste ano foi a presença do ex-maratonista, Vanderlei Cordeiro. O atleta acumula medalhas em Jogos Olímpicos, Pan-americanos e venceu maratonas internacionais. Um dos marcos na carreira do corredor, foi receber a Medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional, honra que vai além da performance esportiva.

O medalhista participa de um programa olímpico da Eurofarma, e através dele conseguiu vir à Feira de Santana para prestigiar a Corrida da Saúde. Ao Acorda Cidade, ele falou sobre a experiência.

Corrida da Saúde: Farmácia Brito promove 2ª edição do evento esportivo com mais de 2 mil participantes
Vanderlei Cordeito, ex-maratonista – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Um privilégio poder estar aqui na Princesa do Sertão. Estou muito feliz, é a primeira vez e espero poder estar aqui dividindo um pouco da experiência não só da corrida, mas também da minha vida”

Experiências de vida adquiridas com o esporte não faltam. Vanderlei veio de família humilde. Em 2004 ainda no começo da carreira passou por uma situação que repercutiu no país. Durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, ele liderava a prova quando um manifestante invadiu a pista e o empurrou. Ele onseguiu retornar para a prova, mas não alcançou o primeiro lugar, levando medalha de bronze. Mas esse foi apenas o início de uma carreira de destaque.

Atualmente aposentado das pistas de corrida, mas sempre presente quando o assunto é representar e incentivar o esporte.

“Eu sempre falo: ‘o Vanderlei saiu da corrida, mas a corrida não saiu do Vanderlei’. Eu me sinto com um dever, ser o embaixador do atletismo brasileiro. A corrida de rua foi determinante na minha carreira, na minha vida. Foi transformador e a minha história não é diferente da história de muitos atletas que estão aí, principalmente aqueles que estão começando”

As dicas para quem está no início são valiosas, e engana-se quem pensa que correr tem a ver apenas com o movimento físico.

“A corrida tem ensinado muito, não só na questão da parte esportiva, mas também emocional. E a corrida é um passo de cada vez, é a longo prazo. O jovem que está começando tem que ter muita disciplina, determinação, muitas vezes você tem que ter renúncia também no decorrer da sua carreira, e só assim que você vai chegar aos seus grandes objetivos”, aconselha o profissional.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A corrida como aliada da performance profissional e do cuidado pessoal. É assim que o esporte entrou na vida do Sargento Alves que participou do evento deste domingo.  

“Eu comecei a correr em 2019, na pandemia, porque o coronel chegou e falou pra gente: ‘Você tem que dar o exemplo’. Aí um amigo meu falou ‘já que você não pode jogar bola, então vem correr’. Eu vim praticar a corrida, peguei o costume e não tem coisa melhor do que a gente fazer nosso exercício. Não tem coisa melhor do que a gente ter a longevidade” 

Corrida da Saúde: Farmácia Brito promove 2ª edição do evento esportivo com mais de 2 mil participantes
Sargento Alves – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para a Corrida da Saúde, ele fez os preparativos básicos que um corredor precisa para performar bem e sem riscos.

“Tem que se preparar um pouco, porque senão pode pegar uma lesão e não correr nunca mais. O aquecimento, e aos poucos, a gente vai”, completou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.