Danillo Freitas
Perder documentos é algo que ninguém deseja e encontrá-los é uma tarefa muita complicada. Onde devemos procurar ou qual local correto de entregar os perdidos é uma dúvida de boa parte da população.
Respostas para essa dúvida foram dadas pelos Correios, que realizam um serviço muito antigo, porém quase desconhecido, o Serviço Social “Achados e Perdidos”, que funciona em todo o Brasil, mas é centralizado na Agência Central das capitais.
O serviço está disponível o ano todo, mas, com as festas populares, como a Micareta de Feira, as ocorrências de perda de documentos e objetos pessoais aumentam – e a Polícia Militar recolhe alguns documentos.
De acordo com o diretor regional dos Correios na Bahia, Cláudio Moras Garcia, esse serviço é muito importante para a sociedade, porém fica esquecido pelas pessoas. “Estamos presentes em todos os municípios, o que torna fácil essa logística. Quando esses documentos, como RG, carteira de trabalho, de habilitação, título de eleitor, passaporte, cartões de crédito ou débito, realizamos um cadastro em nosso site e as pessoas podem pesquisar e saber onde estão”, disse.
Os documentos podem ser entregues em qualquer agência dos Correios. Na Bahia, os documentos extraviados podem ser retirados nas centrais de Salvador, na Pituba, e em Feira de Santana na agência da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao estacionamento da prefeitura.
As pessoas que procuram documentos podem consultar no site dos Correios se eles foram encontrados e entregues em alguma agência e em seguida dirigir-se à agência informada e resgatar o documento.