O Comando Regional de Bombeiros Militares Leste (CRBM) promoveu nesta sexta-feira (10) a doação de brinquedos arrecadados para crianças que participam de instituições sociais em Feira de Santana. A ação proporcionou também um dia de brincadeiras e interação.
A subcomandante, tenente-coronel Laíza, reforçou que a ideia vem do entendimento de que além de atender as ocorrências, o CRBM possui também um compromisso social com a comunidade.
“Nós do Corpo de Bombeiros entendemos que a nossa missão não é só atender as ocorrências, é também isso, mas nós devemos sempre estar integrados com a comunidade, integrados com a sociedade na qual nós estamos inseridos e fazendo a alegria das crianças”.
Mais de 1.500 brinquedos foram arrecadados, e cerca de 400 crianças foram beneficiadas com o saldo da campanha. Os brinquedos foram doados entre os dias 18 de agosto e 20 de setembro. Para a ação desta sexta, diversas empresas também colaboraram com a estrutura de brinquedoteca montada na própria sede do CRBM.
As instituições beneficiadas foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Orfanato Evangélico, a Associação de Amparo a Pessoas com Câncer (AAPC) e o Dispensário Santana com a creche e pré-escola Sorriso da Vovó Zeza.
Por conta do resultado positivo do projeto, para Ten Cel. Laíza, a expectativa é que a ação vire anual. “Nós cremos que pelo sucesso do que tá acontecendo aqui, esse é o primeiro de muitos anos. Lindo aí as crianças marchando, saindo da oficina de campo para vir pra oficina de saúde bucal. Isso é lindo demais”, contou.
Para a diretora da Apae, Mary Portugal, essa expectativa é muito positiva. Cem crianças da instituição participaram nesta primeira edição.
“Ficamos muito felizes por esse convite, por essa parceria dos bombeiros e muito gratas. Aqui está excelente, tudo muito bem pensado realmente para as crianças, principalmente as crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”.
Estelita dos Santos estava no local acompanhando o filho de seis anos. Na oportunidade a mãe atípica foi surpreendida por um gesto antes não realizado pelo filho.
“Hoje a soldada Iracema perguntou pra ele, qual era o nome dele, e ele pela primeira vez respondeu ‘meu nome é Arthur’. Aí chorou eu, chorou ela, a outra bombeira também. Nós choramos pra comemorar porque cada degrau é uma conquista pra nós mães atípicas”
Para ela, a campanha reflete o quanto o estímulo, e atitudes que promovem a interação social e a diversão podem promover o desenvolvimento e tornar a vida de uma criança mais feliz e tranquila.
“Eu não tenho nem palavras para descrever tamanha alegria de estar aqui participando desse grande evento. O Corpo de Bombeiros abriu as portas deles pra poder receber não só o meu filho Arthur, como todas as crianças atípicas”.
O comandante do CPRL [Comando de Policiamento Regional Leste], coronel PM Michel Müller, marcou presença na ação para prestigiar a campanha à convite do Comandante Regional CRBM, o coronel Jadson.
“Viemos aqui prestigiar o evento, da corporação irmã, o Corpo de Bombeiros, celebrando aqui esse período do Dia das Crianças, trazendo crianças aqui para dentro do quartel do bombeiros para poder conhecer a estrutura da instituição e ter uma oportunidade de lazer”.
Cel. Müller destacou que a aproximação das forças militares com a comunidade local faz parte da ideologia da segurança pública.
“Isso é uma diretriz de governo, isso é uma diretriz das instituições, essa necessidade que nós temos de proximidade com nossa comunidade para estabelecer uma relação de respeito, uma relação de confiança, que é fundamental para o exercício do nosso propósito”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.