Feira de Santana

Coordenadora do Cerest alerta comunidade sobre as doenças ocupacionais

De acordo com a coordenadora do Cerest, Verena Pires Leal, as LER/Dort acometem os trabalhadores expostos a atividades repetitivas.

Laiane Cruz

O Centro Regional de Atenção ao Trabalhador (Cerest), de Feira de Santana, realiza esta semana uma campanha de conscientização sobre doenças ocupacionais (LER – Lesões por Esforços Repetitivos e Dort – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A programação é em comemoração ao dia 28 de fevereiro, que é o dia internacional de prevenção ao problema.

 
De acordo com a coordenadora do Cerest,  Verena Pires Leal, as LER/Dort acometem os trabalhadores expostos a atividades repetitivas. Por isso, o órgão está realizando várias atividades no estacionamento do local, voltadas para a saúde do trabalhador.

“No contexto mundial, as LER/Dort têm crescido significativamente. A motivação dessa campanha é que a gente alerte a população sobre os cuidados de prevenção, visto que essas doenças têm chegado para a gente com números significativos”, afirmou Verena.

A coordenadora informou ainda que o Cerest tem uma atuação regional, atendendo a Feira de Santana e mais 27 municípios circunvizinhos. Segundo ela, acima de 90% dos atendimentos em geral no local são portadoras de LER/Dort. 

 
O Cerest fica localizado na Avenida Presidente Dutra, ao lado do Hospital Colônia Lopes Rodrigues e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. 

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.