Rachel Pinto
Em entrevista ao Acorda Cidade, Messias Gonzaga, coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), falou sobre a revitalização da Lagoa Salgada em Feira de Santana.
De acordo com Messias, a iniciativa para a revitalização da lagoa foi do deputado estadual Zé Neto (PT) e após reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente Eugenio Spengler , técnicos do Inema e outas representações políticas ficou acordado que haverá um processo de revitalização conjunta da Lagoa Salgada.
“Essa notícia nós temos muita satisfação de dar. O deputado Zé Neto, líder do governo na assembleia tomou a iniciativa e realizamos uma audiência com o secretário Eugenio Spengler. Esta sessão teve como mote discutir sobre a Lagoa Salgada que é uma das maiores lagoas urbanas de Feira de Santana, bem maior inclusive do que a Lagoa Grande”, disse.
O coordenador destacou sobre o potencial da Lagoa Salgada, assim como a importância de todas as demais lagoas do município. De acordo com ele, a Lagoa Grande tem água, nascentes e nunca seca. Já a Lagoa Salgada fica a maior parte do tempo seca, enchendo no período chuvoso . Em breve, técnicos e pesquisadores virão à Feira de Santana para estudar sobre o processo de revitalização.
“Muito em breve, técnicos virão à Feira, para fazer um estudo in loco da Lagoa. É uma notícia muito boa porque nos já tivemos cerca 68 lagoas no nosso município e hoje temos em torno de 40. Já desapareceram 28 lagoas por vários motivos. Precisamos preservar o que ainda resta e estamos esperançosos. Isso implica em recursos, mas estamos confiantes de que com a receptividade que o secretário concedeu a esta audiência possamos avançar no trabalho de revitalização da Lagoa Salgada”, afirmou.
Messias Gonzaga, ressaltou que a revitalização dará uma nova vida à lagoa e que isso pode tornar-se uma prática para a conservação e preservação dos demais reservatórios de água de Feira de Santana.