Laiane Cruz
Os operários da construtora MRV em Feira de Santana, que ainda não são alfabetizados, poderão realizar o sonho de aprender. Inaugurada oficialmente na manhã de ontem (5), a 1ª Escola de Alfabetização de Trabalhadores da Construção Civil da empresa já funciona há duas semanas e conta com a parceria do SESI. O curso oferece 36 vagas e a aprendizagem acontecerá numa sala de aula montada dentro do canteiro de obras.
Emocionado, o operário Reinaldo da Silva Santana agradeceu a empresa pela oportunidade. "Eu passei em outras empresas e não tive essa oportunidade de estudar no canteiro de obras. Eu me sinto honrado. Eu já estou com duas semanas estudando e é muito maravilhoso, eu chego em casa e a minha esposa fica muito feliz, minha filha de 13 anos, alegre de ver o pai aprendendo. Eu agradeço de coração", afirmou o novo estudante.
A secretária de educação do município, Jaiana Ribeiro, elogiou a iniciativa. "Acho que é um momento ímpar em Feira de Santana em que uma construtora, que tem vários empreendimentos em nossa cidade, inicia um trabalho como esse tão grandioso, que é formar pessoas, inserir nesse mundo da leitura, da escrita e da aprendizagem", destacou.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, que também esteve presente na solenidade de inauguração da escola, juntamente com diversas autoridades, realizou a entrega simbólica dos materiais a dois operários já matriculados e salientou a importância do projeto educacional para a sociedade.
"Gostaria que todas as empresas trabalhassem nesse mesmo espírito, dando oportunidades às pessoas que não tiveram oportunidade na sua vida de estudar e agora realizam um sonho de aprender. Espero que esse projeto tenha um incremento muito grande não só nesta empresa, mas que este exemplo também sirva para outras empresas e para a sociedade de modo geral", disse.
Rogério Hossu, gestor regional da empresa informou que esta é a primeira escola do programa em Feira de Santana e a quarta na Bahia, mas que em todo o país já são 280.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

