Feira de Santana

Construrban vai explorar limpeza pública da cidade por mais seis meses

Pelo contrato, a prefeitura vai pagar à Construrban 2 milhões e 56 mil reais por mês, totalizando 12 milhões e 336 mil reais pelos seis meses de serviços.

Daniela Cardoso e Ney Silva

A empresa Construrban Logística Ambiental Ltda, que atualmente é responsável pelos serviços de limpeza pública de Feira de Santana, vai continuar na execução dessa atividade por mais seis meses. A empresa foi a vencedora da cotação de preços realizada pela secretaria municipal de Administração na tarde desta terça-feira (18). Pelo contrato, a prefeitura vai pagar à Construrban 2 milhões e 56 mil reais por mês, totalizando 12 milhões 336 mil reais pelos seis meses de serviços.


 

Essa cotação de preços foi realizada em decorrência da recente suspensão da licitação determinada pela justiça, porque uma das empresas licitantes ingressou com um agravo de instrumento questionando o item do edital que solicitava das empresas uma certidão de falência e concordata. Sem ter nenhuma outra alternativa, a prefeitura foi obrigada a realizar esse procedimento até que a justiça revogue a decisão.  

Participaram da cotação de preços as empresas Sustentare Saneamento S.A., Amaral Coleta de Lixo Comercial e Urbana Ltda, Construrban Logística Ambiental Ltda, Cavo Serviços e Saneamento S.A. e Ewa Engenharia Ambiental Ltda. Nesses casos de cotação de preços, ganha a empresa que apresentar menor valor. As propostas de preços apresentadas originalmente na abertura dos envelopes indicavam que o menor valor era da Amaral Coleta de Lixo com 12 milhões 573 mil e 624 reais e o maior valor apresentado foi da Cavo Serviços, que era de 18 milhões 93 mil 798 reais e 18 centavos.

Mas as cinco empresas presentes na cotação de preços concordaram em modificar suas propostas, e nessa mudança venceu a Construrban, cujo contrato atual acaba à meia-noite do próximo domingo (23). O gerente operacional da empresa, Luciano Reis, informou que o valor do contrato atual é de 1 milhão e 850 mil reais e agora passa para 2 milhões e 56 mil reais, porque na cotação realizada hoje foram inseridos novos itens de serviço.


 

"Estamos aumentando alguns itens de equipamentos, otimizando a coleta, por conta de novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, que antes não eram cobertos pelos serviços de limpeza pública. Esse fato gera o aumento na coleta de resíduos e, além disso, muitas ruas de bairros da cidade estão sendo pavimentadas e também vão entrar no cronograma de limpeza", afirmou Luciano Reis.

O gerente operacional disse ainda que havia uma preocupação da Construrban em relação aos 450 funcionários. Todos já estavam de aviso prévio e se a empresa não ganhasse a licitação haveria uma demissão em massa. Ele tranquilizou os colaboradores e informou que vai fazer o cancelamento dos avisos prévios.


 

O secretário de Administração, João Marinho Gomes Junior, disse que foi necessário solicitar às empresas que fizessem novas propostas porque os valores estavam muito altos e tinha contrato que indicava um preço de quase 4 milhões por mês. Segundo ele, o critério do município é o de menor valor. "Essa cotação de preço é um quadro de dificuldades porque o custo, quando é diluído por 36 meses, no caso de uma licitação, o valor tende a ser menor, diferente de quando é em seis meses no contrato emergencial", afirmou.