Acorda Cidade
Neste ano, apenas o Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana recebeu mais de 80 denúncias de maus tratos contra este segmento. A negligência – com suas variáveis – é a agressão que registra maior número. E neste universo, o abandono é a situação mais reclamada. E os protagonistas na grande maioria são familiares destes idosos.
Na grande maioria dos casos os filhos são apontados como os autores dos maus tratos. Quando é caso de abandono, os laços familiares são usados como meio para que o idoso receba a atenção devida. São chamados à responsabilidade filhos, irmãos, primos, sobrinhos.
O número, diz a presidente do Conselho, Cacilda Miranda, pode ser ainda maior porque este tipo de denúncia pode ser feita nos Creas, Cras dos bairros Ministério Público, que elaboram suas próprias estatísticas. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Outra alternativa é o telefone 3614.5843. Mas, de acordo com a presidente, a maior parte das denúncias feitas na sede do Conselho é presencial – localiza-se na Casa dos Conselhos, à rua Domingos Barbosa de Araújo, 160, Kalilândia.
O órgão, criando no município em 1993, é normativo deliberativo, fiscalizador da política básica e supletiva e das ações de atendimento do Idoso e tem como objetivo promover, fomentar, apoiar, implementar o bem do idoso assegurando o exercício da cidadania, os direitos sociais, econômico, financeiro e individuais, a liberdade, bem estar, segurança, igualdade e a justiça.