Andrea Trindade
 
Centenas de pessoas compareceram aos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Lagoa Grande, Santo Antônio dos Prazeres e Fraternidade, nesta quarta-feira (12), para efetuar matrículas em cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).


 

No conjunto Fraternidade os candidatos chegaram bem cedo ao local e tiveram que esperar por muitas horas para efetuar a inscrição, formando uma longa fila. 
 
A situação gerou desconforto e confusão. Os candidatos reclamaram que havia apenas uma funcionária para atender a todos e que houve demora no atendimento. Maria de Jesus disse que chegou às 10h e até às 15h30 ainda estava na fila. “Só tem uma atendente para mais de mil pessoas”, reclamou.
 
“Estou aqui desde 7h. Quem tem conhecimento entra e faz a inscrição e quem não tem entra na fila e vai ficando para trás”, denunciou Cristiane de Jesus Santos, que ainda não tinha escolhido o curso que queria fazer.
 
Falha no sistema
 
Em resposta às reclamações, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, informou que a demora foi provocada por uma falha no sistema e que este problema aconteceu em todo o país.  Ele disse também que pode haver a possibilidade de prorrogação das inscrições, apenas para as vagas que não forem preenchidas.
 

São 19 cursos ofertados para a população, sendo eles: manicure e pedicure, operador de caixas, crédito e cobrança, tesouraria, almoxarife, balconista de farmácia, recepcionista, promotor de vendas, agente de informações turísticas, porteiro e vigilante auxiliar financeiro, auxiliar de pessoal, auxiliar de administração, operador de supermercado, operador de caixa, costureiro industrial, bombeiro civil, programador de web e massoterapia.
 
As inscrições para as mais de 500 vagas vão até a próxima sexta-feira (14), e os interessados devem comparecer portando RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e espelho do NIS (Número de Inscrição Social).
 
As aulas serão ministradas pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizado Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Segundo a prefeitura, a escolha dos locais de inscrições atende aos critérios de vulnerabilidade social. 
 
 
Com fotos e informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.