Confusão marca primeiro dia de inscrições em cursos do Pronatec em Feira
No conjunto Fraternidade os candidatos chegaram bem cedo ao local e tiveram que esperar por muitas horas para efetuar a inscrição, formando uma longa fila.
Confusão marca primeiro dia de inscrições em cursos do Pronatec em FeiraConfusão marca primeiro dia de inscrições em cursos do Pronatec em FeiraConfusão marca primeiro dia de inscrições em cursos do Pronatec em FeiraConfusão marca primeiro dia de inscrições em cursos do Pronatec em Feira
Andrea Trindade
Centenas de pessoas compareceram aos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Lagoa Grande, Santo Antônio dos Prazeres e Fraternidade, nesta quarta-feira (12), para efetuar matrículas em cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
No conjunto Fraternidade os candidatos chegaram bem cedo ao local e tiveram que esperar por muitas horas para efetuar a inscrição, formando uma longa fila.
A situação gerou desconforto e confusão. Os candidatos reclamaram que havia apenas uma funcionária para atender a todos e que houve demora no atendimento. Maria de Jesus disse que chegou às 10h e até às 15h30 ainda estava na fila. “Só tem uma atendente para mais de mil pessoas”, reclamou.
“Estou aqui desde 7h. Quem tem conhecimento entra e faz a inscrição e quem não tem entra na fila e vai ficando para trás”, denunciou Cristiane de Jesus Santos, que ainda não tinha escolhido o curso que queria fazer.
Falha no sistema
Em resposta às reclamações, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, informou que a demora foi provocada por uma falha no sistema e que este problema aconteceu em todo o país. Ele disse também que pode haver a possibilidade de prorrogação das inscrições, apenas para as vagas que não forem preenchidas.
São 19 cursos ofertados para a população, sendo eles: manicure e pedicure, operador de caixas, crédito e cobrança, tesouraria, almoxarife, balconista de farmácia, recepcionista, promotor de vendas, agente de informações turísticas, porteiro e vigilante auxiliar financeiro, auxiliar de pessoal, auxiliar de administração, operador de supermercado, operador de caixa, costureiro industrial, bombeiro civil, programador de web e massoterapia.
As inscrições para as mais de 500 vagas vão até a próxima sexta-feira (14), e os interessados devem comparecer portando RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e espelho do NIS (Número de Inscrição Social).
As aulas serão ministradas pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizado Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Segundo a prefeitura, a escolha dos locais de inscrições atende aos critérios de vulnerabilidade social.
Com fotos e informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade