Feira de Santana

Comprovantes de residência e escolaridade serão obrigatórios para seguro desemprego

Outra novidade é a consulta de verificação de oportunidade que será feita após a efetivação da entrada no benefício.

Daniela Cardoso

 
Novas regras para dar entrada no seguro desemprego foram anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, através do Ministério do Trabalho. A diretora da Casa do Trabalhador de Feira de Santana, Graça Cordeiro, esteve em Brasília para acompanhar as novidades e falou ao Acorda Cidade sobre as novas regras
 
Uma das principais mudanças é a exigência de novos documentos para dar entrada no seguro desemprego. A partir do dia 2 de abril, para dar entrada benefício, o trabalhador terá que apresentar os comprovantes de residência e de escolaridade. Segundo Graça, essa medida é interessante, porém ela lamenta que o prazo para divulgação seja pequeno.
 
Outra novidade, destacada pela Diretora da Casa do Trabalhador, é a consulta de verificação de oportunidade que será feita após a efetivação da entrada no benefício. 
 
“Caso se encontre uma vaga dentro do perfil do trabalhador, ele será novamente inserido no mercado de trabalho, mas caso não encontre uma vaga, obrigatoriamente para receber o seguro, ele vai ter que se matricular e frequentar um dos cursos oferecidos gratuitamente pela Casa do Trabalhador”, explicou.
 
Segundo Graça Cordeiro, o programa do seguro desemprego é uma política afirmativa e não assistencialista, e por isso se entende que se o trabalhador saiu do mercado de trabalho, ele necessita se requalificar e por isso o Governo Federal está dando essa condição.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade