Acorda Cidade
Lacen
Comprovado: Morte de estudante foi causada por meningite
O jovem morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCE), na quarta-feira (3). A Viep assegura que a população não precisa ficar em alerta, pois o quadro epidemiológico da meningite do município está controlado.
A morte de Bruno Ribeiro foi provocada por meningite meningocócica C. O laudo definitivo veio do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/Bahia) nesta sexta-feira (5). O jovem morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCE) na quarta-feira (3).
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria de Saúde, Janice Estrela, o quadro clínico de Bruno Ribeiro motivou a realização do segundo exame. “O fato de o paciente apresentar sintomas característicos de meningite, como as petéquias, que são pontos vermelhos pelo corpo, foi definitivo para que fosse realizada uma investigação mais detalhada”, informa.
Os sintomas também levaram a Secretaria Municipal de Saúde a realizar a quebra da cadeia de transmissão da doença, através da quimioprofilaxia, antes mesmo do resultado final do exame. O procedimento consistiu na utilização de medicamentos emergenciais que inibiram o possível desenvolvimento da doença nas pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com o jovem.
A coordenadora informa também “que a população não precisa ficar em alerta, pois o quadro epidemiológico da meningite do município está controlado”. Até o momento, foram registrados 28 casos em 2010, contra 42 diagnosticados em 2009.
Assuntos