Andrea Trindade

O 1º Festival do Cavalo em Feira de Santana movimentou o Parque de Exposições João Martins da Silva, neste fim de semana. Neste domingo (12), dia do encerramento, as competições e as apresentações de banda de forró agitaram o público que foi ao parque prestigiar o festival.

De acordo com Leonardo Abreu, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE), o team penning foi o maior destaque do evento, além da cavalgada e do hipismo.

Segundo ele, o festival acontece há 14 anos no Parque de Exposições de Salvador e por estar sendo realizado pela primeira vez em Feira de Santana alguns itens precisam ser ajustados para que a participação do público seja ainda maior na próxima edição.

“O team penning e as cavalgadas foram os maiores destaques, e realizamos todas as competições. Foi um sucesso, mas precisamos ajustar o dia em que é mais conveniente para o feirense participar. Vamos buscar uma melhor data que seja adequada ao calendário de Feira de Santana”, disse elogiando a participação do público também nas provas.

Cursos – Leonardo destacou os cursos profissionalizantes realizados, como o de ferrageamento e casqueamento e manejo equino. Ele informou que ainda há vagas para o curso de Doma Racional, que será realizado nos próximos dias 15, 16 e 17. Para se inscrever é preciso ligar para 75 3614.7115.

Leonardo anunciou que existe uma proposta de trazer para Feira de Santana uma unidade da Academia Baiana de Hipismo e explicou que o foco do festival não é o comércio, mas o uso do cavalo no esporte, no passeio e na terapia tanto educacional quanto para a saúde. Por outro lado, ele ressalta que o evento acaba fomentando os diversos setores do agronegócio, como selaria, alimentação, artigos, reboques e caminhões.

Premiação – De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), os cavaleiros que participaram do team penning disputaram os R$ 20 mil em prêmios; a maior premiação já registrada no estado, que foi dividida pelos dez primeiros trios mais bem posicionados na competição que atraiu mais de 600 atletas. Neste esporte, os competidores apartam três animais de um grupo de 30, todos com a mesma numeração. O “sujo” é um que não está no grupo definido.

Neste domingo também foram realizadas as provas de argolinha, baliza e apartação, além de uma sessão de equoterapia e a final do Campeonato Baiano de Marcha do Cavalo de Passeio, que teve a participação de muares. O evento foi promovido pela ABCCPE e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com fotos e informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.