Feira de Santana

Comissão participa de reunião com prefeito José Ronaldo para discutir limite Feira/São Gonçalo

Moradores de localidades como Regina Régia, Parque Viver e Jardim Aliança, que ficam entre a divisa Feira/São Gonçalo vivem na indefinição sobre em qual município moram.

Daniela Cardoso

A Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) esteve ontem visitando o prefeito José Ronaldo de Carvalho no Paço Municipal para falar sobre os limites territoriais entre os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. A comissão é formada pelos deputados Bira Corôa (PT) e Zó (PCdoB).

O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que, com essa indefinição, cabe aos homens públicos ouvir e analisar a situação com muita atenção. “Como parlamentares que são, estão ouvindo os municípios. Acho que isso é muito importante e um assunto como esse só se resolve através de diálogo, de uma ampla conversa e vamos continuar conversando”, disse.

Moradores de localidades como Regina Régia, Parque Viver e Jardim Aliança, que ficam entre a divisa Feira/São Gonçalo vivem na indefinição sobre em qual município moram. “Oficialmente não há uma posição sobre a qual municípios essas localidades pertencem, mas acho que os moradores estão lutando de forma incansável”, analisou José Ronaldo.

O deputado Bira Corrôa afirma que saiu muito satisfeito do encontro com o prefeito José Ronaldo de Carvalho. Ele destacou que o assunto envolve várias questões, entre elas uma ausência de clareza nos limites e marcos regulatórios da região, o que segundo ele, ocorre em outros locais do estado da Bahia.

“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem ajudado muito para resolver. Fazemos um trabalho conjunto com o IBGE e a SEI, que utilizam os dados informativos que tem das resoluções presentes. Neste caso, nos dados informativos encontramos regiões que são de Feira e que estão em São Gonçalo e vice versa. Então o IBGE com a SEI fizeram uma proposta de uma demarcação intermediária, que possa contemplar os dois municípios e é em cima dessa proposta que estamos trabalhando”, destacou.

Ele afirmou que o prefeito José Ronaldo se mostrou disposto a conversar sobre a situação e encontrar um eixo comum, por isso o deputado acredita que uma definição ocorra em breve.

“Foi um excelente encontro com a receptividade e a objetividade do prefeito, que se dispõe a encontrar, conjuntamente, um caminho para resolver essa questão, respeitando os interesses das comunidades e dos municípios. Também vamos conversar com o prefeito de São Gonçalo dos Campos e esperamos que a gente consiga construir um entendimento entre os dois municípios e resolver essa questão o mais rápido possível”, afirmou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade