Feira de Santana

Comércio de Feira de Santana vai funcionar na segunda-feira de Carnaval

Os comerciários reclamam da decisão.

Andrea Trindade
 
Após quatro anos, os comerciários de Feira de Santana voltarão a comemorar o dia da categoria no dia 30 de outubro e não mais na segunda-feira de Carnaval, véspera de feriado. Isso significa que o comércio vai funcionar e eles não poderão aproveitar o feriado prolongado, se o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Délcio Mendes, não voltar atrás da decisão.
 
“Desde quando foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, o Dia do Comerciário é comemorado nesta data. Aqui em Feira de Santana se negociou para que o dia seja comemorado na segunda-feira de Carnaval, mas a data descaracteriza o dia e o comerciário precisa entender que o dia dele mesmo é 30 de outubro. Nós negociamos a segunda-feira para verificar como poderia funcionar, mas com a regulamentação da classe comerciária, em março do ano passado, a Confederação e as federações estão apelando para que a gente volte a comemorar na data criada desde a época de Getúlio Vargas”, explicou Délcio.
 
Os comerciários estão reclamando da mudança, mas o sindicalista enfatizou que o 30 de outubro precisa voltar a ser comemorado.
 
“Queremos o melhor para o comerciário. Essa data precisa ser respeitada. Essa segunda-feira é um dia morto e o empresariado vai poder liberar o comerciário. Mas o que temos que pensar é no dia oficial, que é 30 de outubro”.  O presidente do comércio disse ao Acorda Cidade que muitos funcionários do comércio estão ligando para o sindicato e aceitam os esclarecimentos. “Eles não criam a dificuldade que um ou outro cria”, ressalta. 
 
Com informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.