Comércio de Feira de Santana atinge meta de vendas no Dia das Crianças; brinquedos lideram ranking de preferências
Arquivo - Foto: Valto Novaes/Reprodução Prefeitura

No dia 12 de outubro, as lojas que vendem artigos infantis foram autorizadas a funcionar no comércio de Feira de Santana. No centro da cidade, shoppings e nas lojas de bairro o movimento tende a crescer em datas comemorativas como esta.

Neste ano, de acordo com Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio do município (Sicomércio), não foi diferente. Ele contou que acredita que as vendas tenham superado o crescimento esperado pela classe. 

“Foi muito bom. Feira de Santana continua se destacando como essa locomotiva, realmente, seu comércio fantástico. Eu diria que conseguiu não só atender sua população de forma muito competente, como também quem chegou de fora. Conversando com vendedores, com gerentes de loja, o que mais chama a atenção é a quantidade de pessoas de fora que vêm comprar em Feira de Santana”, destacou.

Marco Silva, presidente do Sicomércio
Marco Silva, presidente do Sicomércio – Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Entre os artigos infantis disponíveis, os brinquedos ainda lideram o ranking de preferências, mas houve uma novidade que cresceu em vendas neste ano, a sessão de perfumaria e cosméticos infantis.

“As lojas de brinquedos realmente durante a semana toda, até um pouquinho antes, lotadas. Principalmente brinquedos e confecções. Mas também cada dia cresce mais cuidados pessoais, então até o pessoal de perfumaria também aproveitou para vender.”

Em termos de números, Marco Silva afirmou que a percentagem de crescimento está sendo calculada, mas confirmou que já o crescimento de 5%, esperado foi alcançado.

“Estamos consolidando os números, mas esses 5% estão garantidos já, é possível que a gente tenha ultrapassado, teve um desempenho que a gente pode realmente dizer que foi muito satisfatório.”

O representante destaca que as datas comemorativas são determinantes para manter o comércio aquecido.

“O comércio de Feira é muito forte o ano todo, mas é uma característica da sociedade, cada vez mais as pessoas estão aproveitando essas datas e comprando mais. Hoje é fundamental para o comércio, não só de feira de Santana, como de todo o Brasil, essas datas, as principais datas, como Natal, São João, Dia das Mães, Namorados e Dia das Crianças.”

Ele reforçou também que para o empresário é importante está ligado nas novas tendências para traçar estratégias eficazes no mundo digital e alcançar boas oportunidades de venda no presencial.

“O empresário tem que estar ligado, com a comunicação em dias, fazer o marketing, fazer a propaganda, arrumar a loja, treinar a equipe, porque nessa época, ninguém pode perder vendas.  Hoje a gente tem aquele concorrente, que é a venda da internet, e a gente tem o diferencial que é poder fazer um atendimento diferenciado dentro da loja. O cliente está ter uma boa experiência de compra.”

Marco Silva pontuou que um trabalho de aproximação das pessoas com o comércio é necessário principalmente para facilitar o acesso no centro comercial de Feira de Santana.

“A gente precisa realmente evoluir na questão de vagas de estacionamento, seja através da Zona Azul ou outro projeto. Eu sempre conclamo aos empresários e aos trabalhadores do centro da cidade que evitem parar o carro na porta da loja o dia todo, para ocupar uma vaga do cliente, porque durante o dia aquela vaga serve para 10, 20 pessoas”, declarou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.