Andréa Trindade
A próxima quinta-feira (23) será feriado nacional de Corpus Christi e na quinta-feira (24), São João. Nestes dois dias ficou decidido durante um acordo coletivo entre os sindicatos Patronal e do Comércio que os estabelecimentos comerciais não funcionarão. No sábado (25), o funcionamento é facultativo.
De acordo com o presidente do sindicato dos empregados do Comércio de Feira de Santana, Délcio Mendes Barbosa, a empresa que desrespeitar o acordo pagará multa de R$ 100 mil ou 50% do salário de cada funcionário.
Inicialmente a decisão foi aceita pelas duas categorias, mas na manhã desta segunda-feira (20) comerciários e gerentes estiveram no sindicato reivindicado a renegociação de datas do funcionamento, uma vez que as lojas poderão abrir no sábado se não funcionar neste dois dias. A sugestão é de que o comércio funcione no feriado de Corpus Chisti (Véspera de São João) e feche na sexta-feira (São João) e no sábado (25)
“Os comerciários e gerentes de lojas foram subordinados a virem aqui para tentar fazer uma negociação diferente da que está na convenção coletiva e hoje a tarde eu vou me reunir com o sindicato patronal”, informou o Délcio Mendes ressaltando que nenhum novo acordo está decidido.
“Com certeza isso é uma pressão da classe empresarial e tudo vai depender de uma conversa com o sindicato patronal para ver qual é a proposta que ele vai fazer de vantagem para os trabalhadores”, disse.
Com informações dos repórter Paulo José e Ed Santos, do programa Acorda Cidade.