Horário de Verão

Comerciantes não estão respeitando o horário de fechamento das lojas

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana, Délcio Mendes, chamou a atenção para problema, pois segundo ele, esse abuso do horário prejudica os funcionários.

Daniela Cardoso

Com o horário de verão, algumas lojas em Feira de Santana não estão respeitando o horário de fechamento do comércio. Isso é o que diz o presidente do Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana, Délcio Mendes. Ele afirma que algumas lojas estão fechando às 19 horas, passando uma hora do horário de trabalho.

“Constatamos que está havendo um excesso em algumas lojas de calçados e de eletrodomésticos da cidade que estão abusando do horário de verão dos comerciários”, afirmou.

Délcio chamou a atenção para o problema, pois segundo ele, esse abuso do horário prejudica os funcionários. “Eles tem seus afazeres e no memento em que a empresa dificulta o fechamento no horário certo os funcionários ficam sem saber como resolver o problema”, disse.

O presidente do Sindicato dos Comerciários informou que está cobrando o cumprimento do horário por parte dessas empresas e que fez uma relação com o nome das lojas.

“Iremos fazer uma reunião e caso não haja respeito pelo horário do comerciário, nós teremos que entrar na justiça. Desse modo a empresa vai obedecer, porque vai no pagamento da multa o desrespeito as leis trabalhistas”, ressaltou.

Délcio ainda falou sobre o desrespeito de algumas empresas que não pagam o piso da categoria dos comerciários. Ele afirmou que algumas empresas assinam a carteira com o piso e coloca o empregado para assinar recibo.

“Isso não é correto e não é justo, porque a cláusula da convenção diz que quando o empregado não atingir o piso da categoria, a empresa tem que fazer esse complemento, mas a empresa não faz isso e ainda exige do funcionário que assine o recibo”, disse. As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.