Feira de Santana

Comerciantes da Ilha do Rato começam a ser relocados

Segundo Felzemburgh, os quiosques vão contemplar justamente os comerciantes da Ilha do Rato que já são cadastrados na Setdec.

Acorda Cidade

 
Os comerciantes que trabalham na Praça da República, mais conhecida como Ilha do Rato, começaram a ser relocados para outros pontos vizinhos ao entreposto comercial desde segunda-feira (12). Uma nova estrutura será construída no local para garantir a organização e melhor conforto dos vendedores e clientes.
 
Com a transferência dos comerciantes, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), deu início à retirada das barracas antigas, construídas com estrutura metálica e telha do fibrocimento (Eternit).
 
Dentro de 90 dias, os comerciantes vão trabalhar em boxes construídos pelo Governo Municipal, em parceria com uma empresa privada. “Vamos construir, inicialmente, o primeiro módulo do centro comercial com 20 boxes. Os primeiros devem ser concluídos dentro de 30 dias”, informa o secretário da Setdec, Magno Felzemburgh.
 
Ao todo, serão aproximadamente 42 boxes de serviços e lanches. As duas estruturas serão diferenciadas, sendo que uma delas vai dispor de banheiros, lanchonete e área coberta, e a outra terá estacionamento para um veículo. A obra está orçada no valor de aproximadamente R$ 350 mil.
 
Segundo Felzemburgh, os quiosques vão contemplar justamente os comerciantes da Ilha do Rato que já são cadastrados na Setdec. “Todos que trabalham naquela área, inclusive os que estão próximos a um estacionamento, vão receber os quiosques. Eles foram cadastrados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico”, informa.
 
A iniciativa agradou vários comerciantes, a exemplo de Jonas Gomes. Ele trabalha na Ilha do Rato há 15 anos, comercializando almoço, e ressalta sua satisfação com a obra. “Essa mudança vai ser ótima para todos nós. Trará vários benefícios, como melhor organização e limpeza”, destaca.
 
O vendedor de lanches e bebidas no entreposto comercial, Pascoal Mota, também comemora a mudança. “Esperamos que a Ilha do Rato ganhe um novo aspecto. Isso vai trazer mais clientes e a área vai ficar bem melhor. Não temos dúvida disso”, afirma o comerciante. (Secom)