Feira de Santana

Comerciantes conhecem regras de manutenção e higiene do Mercado de Carnes da Estação Nova

O secretário Antônio Carlos Borges Junior explicou que a padronização dos boxes com balcões frigoríficos refrigerados é uma exigência legal.

Acorda Cidade

Os comerciantes do Mercado de Carnes da Estação Nova tiveram conhecimento, na tarde de quinta-feira (19), acerca das regras específicas de manutenção e higienização do equipamento, que será inaugurado no mês de março. Uma reunião foi realizada no auditório dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi promovido pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a participação da Vigilância Sanitária.

O secretário Antônio Carlos Borges Junior explicou que a padronização dos boxes com balcões frigoríficos refrigerados é uma exigência legal, prevista na portaria 304 do Ministério da Agricultura, que regula o comércio de carnes. Na oportunidade ele explicou que os comerciantes também atuarão em áreas distintas.

"Trata-se de um projeto de setorização das atividades. Assim vai ter o local específico no mercado para aquele que comercializa peixes, frango, carnes bovinas, laticínios e etc. Haverá placas de sinalização dessas áreas", ressaltou.

Outro assunto colocado em pauta foi o compromisso dos comerciantes em manter a higiene na atuação do trabalho. O médico veterinário da Vigilância Sanitária, Erivaldo Nogueira, pontuou a importância de mesas limpas e uniformização dos trabalhadores.

Kérssia Leal, coordenadora da Vigilância Sanitária, informou que a fiscalização será constante. “Vamos intensificar as ações na Feira da Estação Nova. A gente vai fiscalizar o comércio de alimentos, a refrigeração, manipulação e procedência das carnes e todos os produtos que são vendidos”. A feira livre da Estação Nova é o segundo maior entreposto comercial da cidade.

Orçado em R$ 1.230 milhão, o Mercado de Carnes foi construído numa área coberta de 1.587 metros quadrados, que abriga 170 boxes para a comercialização de carnes bovina, frangos, peixes, carnes secas, vísceras e laticínios.

O empório dispõe ainda de uma sala de administração, uma central de desossa e uma área de alimentação que contará com 30 bares e lanchonetes.