Laiane Cruz
Acender fogueiras no mês de junho é tradição entre maior parte das famílias, que se reúnem para comemorar o São João e o São Pedro. Quem agradece são os vendedores, que aproveitam o período para ganhar uma renda extra. Em Feira de Santana, a comercialização do produto teve início no último dia 13 e promete aquecer não só a economia local, como também os festejos juninos.
O carroceiro Zequinha da Fogueira, de 60 anos, diz que há mais de 30 comercializa fogueiras. Inicialmente ele vendia no antigo Campo do São Paulo, mas devido ao movimento passou a oferecer o produto na Avenida de Contorno.
Segundo ele, as madeiras utilizadas na confecção das fogueiras podem ser de pés de jaqueira, cajueiro, sucupira e jerema. “Pra queimar e fazer brasa a melhor mesmo é a jerema. Pra assar milho, amendoim, carne, pois é um fogo que dura mais. Já o cajueiro é mais leve”, explicou o vendedor.
O valor varia entre R$30 e R$50 reais. “Mas se o cliente quiser uma fogueira menor a gente dá um jeito. O cliente pode vir aqui que não sai sem comprar”, brincou Zequinha, que espera faturar durante os festejos juninos cerca de 2 mil reais com as vendas.
Ele ensinou ainda um jeito mais rápido e seguro de se acender uma fogueira. “Pra acender a fogueira, a maneira mais fácil é pegar uma latinha de cerveja, colocar um pouco de farinha de mandioca, molhar com gasolina e colocar debaixo, que acende. Se jogar álcool ou gasolina direto na madeira é perigoso e pode matar”, finalizou.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.