Feira de Santana

Comandantes de unidades de bombeiros são empossados em Feira de Santana

O comandante geral do Corpo de Bombeiros na Bahia, coronel Francisco Teles, ressaltou a importância da instituição hoje ter um comando separado da Polícia Militar.

Ney Silva e Rachel Pinto

O comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Telles, empossou na tarde desta sexta-feira (26) novos comandantes de unidades de Feira de Santana e mais três cidades da Bahia. A posse coletiva dos novos comandantes ocorreu no 2º Grupamento de Bombeiros Militares (2ºGBM), com a participação de várias autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Na oportunidade o Tenente Coronel BM, Manoel Auristeliano Antunes Melo, passou o comando do 2º GBM para o Major BM Tarcísio Ribeiro do Vale. Também houve a passagem de comando do Tenente Coronel BM, Joelson Resende Gondim, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militares de Itaberaba, para o TC BM, Júlio Cezar Carneiro de Jesus.

No evento aconteceu também a assunção do Comando dos recém-criados Grupamentos de Bombeiros Militar em Santo Antônio de Jesus (16º GBM) pelo Major BM Valdemir Matias dos Santos, em Barreiras (17º GBM), pelo Major BM José Alberto Souza e Silva Junior e em Teixeira de Freitas (18º GBM) pelo Major BM Roberto Jorge Ferreira da Silva.

O major Tarcízio que comandava o 9º GBM da cidade de Juazeiro mostrou-se satisfeito em trabalhar em Feira de Santana. “Minhas metas vão se concretizar em cima da minha experiência por ter sido coordenador operacional e trabalhar na área de incêndio urbano, florestal na cidade de Juazeiro e na Chapada Diamantina e toda a experiência que nós adquirimos durante todo o nosso trabalho nos carnavais de Salvador”, disse.

O tenente coronel Antunes, que deixa o 2º GBM e vai ser subcomandante Regional de Bombeiros, fez uma avaliação dos três anos que comandou a unidade em Feira de Santana.

“Eu fiz um comando em que uni a comunidade ao grupamento de bombeiros. Foi um relacionamento muito positivo, porque ao mesmo tempo estava presente na comunidade a qual vivo e na unidade de bombeiros onde trabalho”, destacou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros na Bahia, coronel Francisco Teles, ressaltou a importância da instituição hoje ter um comando separado da Polícia Militar. “O Corpo de Bombeiros vem evoluindo muito na gestão própria, não que tivéssemos algum problema com a Polícia Militar. Só que com a independência o bombeiro ganhou uma lei de segurança contra incêndio e pânico, fez a sua regulamentação dois dias após a nossa assunção e conseguiu realizar uma execução de recursos do governo federal que estava com problemas”, ressaltou o coronel.

Ele explicou ainda, que devido a essa independência a situação melhorou bastante a ponto de ter a oportunidade dar posse aos comandantes de mais três unidades. O coronel Telles disse também que nesses seis meses a frente do comando do Corpo de Bombeiros foi possível instalar todos os departamentos, academia de bombeiros militares e o centro de formação e aperfeiçoamento de praças.

O coronel Telles disse também que há uma defasagem de equipamentos e de pessoal e acredita que aos poucos a situação vai sendo regularizada. Segundo ele, para completar o quadro de bombeiros militares na Bahia serão necessários formar mil homens. Além disso, ele informou também que já encaminhou para o governo do estado vários documentos informando todas as necessidades do Corpo de Bombeiros.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade