Na última segunda-feira (11), o Governo da Bahia anunciou um projeto que promete a criação de 13 novos batalhões no estado para reestruturação da segurança pública.
Entre as novas unidades, Feira de Santana receberá o 25º Batalhão que será subordinado ao Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL). Em entrevista ao Acorda Cidade o Coronel Michel Muller, comandante do CPRL, explicou que o batalhão assumirá a área de responsabilidade que atualmente é atribuída a 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
A princípio, quando o projeto de lei for aprovado, o Batalhão se instalará na sede da 66ª CIPM localizada na Avenida Centenário, mas segundo o coronel, a instalação oficial será construída em um terreno a definir.
“Já estivemos com o deputado Zé Neto, inclusive, verificando um terreno da Conder, ali quase que a margem da Lagoa Grande, onde já existe um posto da 66ª para a construção do futuro batalhão, contemplando a comunidade da Rocinha, do Parque de Getúlio Vargas, da Queimadinha, Santo Antônio dos Prazeres, então uma comunidade que vai ter uma atenção especial com a criação desse batalhão, por conta da proximidade com a sede do quartel.”
Com a instalação do 25º Batalhão em Feira de Santana, a 66ª CIPM será realocada para outro município. Conceição do Jacuípe sediará a companhia e segundo Cel. Muller, o terreno para a construção da companhia já está sendo procurado.
“Nós já estamos buscando um local para construir a sede da futura 66ª CIPM lá em Conceição do Jacuípe, já estivemos com a prefeita Tânia que apresentou algumas alternativas, e vamos buscar agilizar ao máximo para que essas obras se iniciem”
O comandante informou durante a entrevista que o projeto de lei foi para a Assembléia Legislativa nesta terça-feira (12) e irá passar por todo o processo necessário.
“É difícil precisar data para a votação por parte dos deputados, pela aprovação ou não do projeto, se vai haver emenda ou não, tem essas discussões, têm um processo legislativo, tem um protocolo estabelecido em lei, tem que ser cumprido. E aí, uma vez aprovado na Assembleia Legislativa, submeter a sanção do governador e publicação em Diário Oficial.”
O 25º Batalhão será subordinado ao CPRL. O projeto de Lei também indica que o Esquadrão Asa Branca e a Companha Independente de Policiamento e Guardas passas a ser também subordinados ao Comando da Região Leste.
Mudanças no CPRL
O comandante explica que o Batalhão é uma estrutura com razão maior. Um tenente-coronel será designado para comandá-lo, contando com a assistência de mais pessoas.
“O batalhão é comandado por um tenente-coronel, que tem ali três majores que o assessoram, e seis companhias no seu orgânico. No caso do 25º deveremos ter uma companhia no município de Santa Bárbara que era a companhia do 16º, desceu a razão pelotão e volta a ser razão companhia, e que muito provavelmente vai responder também por Tanquinho. Essa estrutura em Feira de Santana ficará com cinco companhias.”
Com a chegada do Batalhão, o Coronel afirma que ocorrerão mudanças em algumas áreas das CIPMs da cidade.
“Era pretensão nossa, desde o comando anterior, de que as áreas das companhias de Feira de Santana retomem aquele padrão anterior. A exemplo da 67ª não só cuidar dos distritos, mas retornar a ser responsável pelo Tomba, maior de Feira de Santana com todos aqueles sub-bairros. A 65º, perde alguns bairros, ganha outros, por exemplo, Campo Limpo volta para a 65, e aí a gente vai retomar aquela estrutura anterior”
Feira de Santana também sedia a Rondesp Leste, o comandante esclarece que acredita que mudanças virão para a companhia também.
“Se o projeto for aprovado a gente crê que nessa aprovação a Rondesp do Leste passa a ter razão batalhão comandada por um tenente-coronel, com três majores assistindo e também com seis companhias no seu orgânico, para a gente fazer um policiamento ainda mais robusto”, completou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.