Andréa Trindade
A Rede Caps (Centro de Atenção Psicossocial de Feira de Santana), mantida pela prefeitura com recursos do Ministério da Saúde vem passando por dificuldades estruturais. Segundo a secretária executiva aposentada e usuária do Caps III, Iraci Pereira de Andrade, as carência vão desde a estrutura física de alguns prédios a número reduzidos de psicólogos e servidores.
“ O Caps é um programa muito bom, mas está passando dificuldades (…) e precisa de uma médico 24 horas para os pacientes do Caps III que ficam internados”, afirma.
O Secretário Municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, disse que em Feira há poucos psiquiatras interessados dar plantão 24 horas.
“Nós trabalhamos com 24 itens de medicamentos e deste itens estão faltando três, que são encaminhados pelo Estado. Entramos em contato com a Cerfarba (Farmácia de Medicamentos Excepcionais) e a previsão para a entrega destes medicamentos é para o dia 25 de fevereiro”, disse a diretora.
O abastecimento do Caps é a contrapartida estadual dentro do processo de financiamento do programa. Além do Governo do Estado, os Centros são financiados pelos governos Federal e Municipal. Os medicamentos que estão em falta são: Clomipramina, Haloperidol e Periciazina. Todos não são repassados pela Secretaria Estadual de Saúde desde o final de medicamentos porque seu janeiro.