
Neste domingo (7) aconteceu em Feira de Santana a corrida On com a Vida, que reuniu pacientes, familiares, profissionais da saúde, apoiadores e comunidade em uma manhã dedicada à conscientização e sobre o cuidado integral com quem enfrenta o câncer. A ação aconteceu na Avenida Nóide Cerqueira, no início da manhã.
O evento totalmente gratuito foi realizado pelo Instituto On com a Vida, uma iniciativa da nutricionista oncológica, Victória Moreira. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela contou que o objetivo do evento foi expandir o conhecimento sobre a missão da entidade.

“O instituto vem para trazer assistência e apoio a pacientes com câncer, seja da rede privada, seja da rede pública na nossa cidade. Os pacientes, eles trazem essa inquietude dentro do consultório, a vontade de olhar para a vida sem pensar que estão vivendo uma sentença. Então hoje, a gente está trazendo a esperança, está trazendo para a população a visão dessa classe que é tão importante, tão necessária, que muitas vezes para de viver sem mesmo ter essa possibilidade”

Esta é a primeira edição da corrida, que alcançou 700 inscrições, mas reuniu 1.500 pessoas no percurso de 4 quilômetros. A profissional conta que o desejo de trabalhar com este tipo de iniciativa veio de casa, tendo um irmão portador da leucemia linfocítica crônica. Assim, Victória pode enxergar de perto a necessidade do incentivo aos pacientes no processo.
“Eu vi dentro da minha casa e dentro dos consultórios a realidade de pessoas vivas, presas dentro de um diagnóstico, ou muitas vezes presas sem pensar na perspectiva. Então, a vontade de fazer alguma coisa foi o que nos acendeu. E hoje nós trazemos a corrida como um símbolo da atividade física, do estímulo à pessoa a ter uma vida saudável”
Ticiana Marques, uma das participantes, já venceu algumas etapas do tratamento contra o câncer de mama. Passou pela fase da quimioterapia, da radioterapia, e agora passa pela hormonioterapia. Para ela o principal estímulo para vivenciar o processo com garra foi entender que o câncer não é uma sentença de morte.

“O meu tratamento, o principal dele, o foco maior dele é a família, a união, o acolhimento, a rede de apoio. E essa rede de apoio eu sempre tive e continuo tendo. Minha rotina no dia a dia, já voltei a trabalhar, faço academia, e uma alimentação diferenciada hoje”
Gleidson Santos também marcou presença no evento, ele afirmou que independente do diagnóstico, mas principalmente nesta fase, vale muito celebrar a vida. “Saber que podemos lutar e vamos vencer todas essas dificuldades”, é assim que ele escolheu enxergar.

O paciente alerta também para a importância que o diagnóstico precoce do câncer de próstata teve em seu tratamento. Foi em exames de rotina que ele descobriu, e agora segue o processo cuidando da saúde e na expectativa da recuperação total.
“Foi um baque não só para mim, mas para toda a família, para a igreja. Acho que hoje eu posso dizer assim que tenho amigos e irmãos que ajudam demais com a minha recuperação, procuram saber como estou, me ajudam, correm comigo, andam comigo, tudo para criar uma disposição para a gente vencer essa batalha”, concluiu.
O Instituto On com a Vida realiza também outros tipos de ação que visam a conscientização sobre o diagnóstico precoce e principalmente o resgate da alegria, autoconfiança e disposição dos pacientes oncológicos.
Confira as fotos:
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.





