Com alta evasão nos agendamentos da nova identidade, SAC passa a atender apenas por ordem de chegada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Desde a última segunda-feira (24), o SAC [Serviço de Atendimento ao Cidadão] adota o atendimento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) 100% por ordem de chegada, em 27 postos da rede na Bahia. 

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira. A primeira via da CIN é gratuita e tem o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original de acordo com o estado civil. Caso o documento esteja plastificado, é preciso levar também uma cópia.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Isaac Miranda, subgerente da rede SAC de Feira de Santana, explicou que boa parte da demanda diária já estava acontecendo por ordem de chegada. O SAC avaliou que o sistema estava sendo eficaz, e por outro lado, no regime de agendamentos a evasão estava sendo maior, prejudicando assim a disponibilidade de horários.

Isaac Miranda, subgerente do Sac em Feira de Santana
Isaac Miranda, subgerente – Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Algumas pessoas agendavam e não compareciam. E quando se agenda, ocupa uma vaga, e não vem, nos números consta que ficou sem fazer o RG, e estava havendo um déficit nesse sentido de muitos cancelamentos pelas pessoas não comparecendo”, explicou.

Na unidade do SAC II (Rodoviária), são distribuídas diariamente 214 fichas de atendimento para o serviço, já no SAC I (Centro), são 115 fichas.

No local a procura é grande. A operadora de caixa Mayara de Oliveira, chegou às 6h nesta terça-feira no SAC. Ela aproveitou a folga do trabalho para resolver a demanda e conseguiu pegar a senha já no finalzinho.

“Tem muita gente, tem pessoal que chegou aqui três horas da manhã. Tinha muita gente e muita senha aí para chamar. Mas está indo rápido”, pontuou.

Com alta evasão nos agendamentos da nova identidade, SAC passa a atender apenas por ordem de chegada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O subgerente chama atenção também para que as pessoas levem a documentação solicitada especialmente a Certidão de Nascimento atualizada que é essencial para a produção da CIN. Isaac reforça que o antigo RG é válido até o início de 2032, então, a recomendação é que as pessoas mantenham a calma.

“Não precisa agonia para fazer o RG. O RG só é obrigatório para todo cidadão a partir de março de 2032. Excesso daquelas pessoas que precisam, foi solicitado no banco, precisa fazer uma cirurgia, precisa renovar algum tipo de documento, fazer algum procedimento essas pessoas que estão precisando, há necessidade”, pontuou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.