Feira de Santana

Cobra de três metros e com mais de 20 quilos é apreendida em Feira de Santana

O animal será encaminhado para a sede o Inema, em Salvador, onde será definida a destinação do animal.

Daniela Cardoso e Ney Silva

Um vídeo que está circulando na internet em que uma cobra vinha sendo alimentada por gatos, em Feira de Santana, fez com que a comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionasse as autoridades para a adoção de providências.

Uma equipe formada por técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema), Guarda Municipal Ambiental, OAB e secretaria municipal do Meio Ambiente foi a uma oficina onde a cobra estava e fizeram a apreensão do animal. Trata-se de uma cobra exótica píton indiana.

O técnico do Inema e gestor de fauna silvestre Neilson Melo foi quem fez a apreensão da cobra. Ele infirmou que ficou sabendo que a cobra estava em uma oficina através de uma ONG de proteção a animais e também por uma equipe da OAB de meio ambiente.

“Eles narraram que havia um cidadão da cidade que estava mantendo essa serpente e nos enviaram um vídeo, onde a cobra se alimentava de filhotes de gatos. Isso gerou indignação e nós montamos uma ação para verificar o fato. Estivemos no local onde o Inema fez a apreensão do animal, que é muito grande, mede cerca de três metros e trinta centímetros, com peso de em média 21 quilos”, informou.

Segundo o técnico do Inema, o homem que estava com a cobra narrou que a encontrou nas imediações de Maria Quitéria a beira da estrada e disse que o animal havia sido atropelado, porém, após exames feitos por um médico especialista, verificou-se que não havia indícios de atropelamento.

“Ele disse que pegou o animal, levou pra oficina, isso a cerca de 15 dias, e que posteriormente iria entrar em contato com a universidade ou com a Polícia Militar para fazer a entrega do animal, pois ele não sabia para quem entregar. Retiramos o animal do local onde estava, fizemos a apreensão e levamos para uma clínica veterinária onde o doutor especialista em animais silvestres fez a avaliação e chegamos a conclusão que não tinha nenhuma lesão proveniente de atropelamento, então não procede a informação passada pelo senhor que estava com a cobra”, destacou.

O animal será encaminhado para a sede o Inema, em Salvador, onde será definida a destinação do animal.