Feira de Santana

CMDI do bairro Baraúnas completa um ano de fundação; mais de 80 mil procedimentos foram realizados desde a inauguração

Segundo presidente da Fundação Hospitalar, equipamento somatizou exames de diversas especialidades na saúde de Feira de Santana.

CMDI do bairro Baraúnas completa um ano de fundação; mais de 80 mil procedimentos foram realizados desde a inauguração
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI II) do bairro Baraúnas em Feira de Santana, completou um ano de existência com o total de 88.737 procedimentos realizados.

A Fundação Hospitalar é a responsável pela gestão da unidade, e preparou uma programação especial para celebrar o primeiro ano de atividades da unidade situada na Rua Pojuca.

CMDI do bairro Baraúnas completa um ano de fundação; mais de 80 mil procedimentos foram realizados desde a inauguração
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana falou sobre a importância da unidade na expansão de procedimentos ofertados pelo município.

“Um equipamento importante e que cada vez mais cresce na população de Feira de Santana, é uma estrutura onde a gente atende várias especialidades como endoscopia, a parte de ecocardiograma, raio-x, mamografia. Várias especialidades que a gente não tinha na rede da Fundação Hospitalar a gente agora acrescentou nessa estrutura.”

CMDI do bairro Baraúnas completa um ano de fundação; mais de 80 mil procedimentos foram realizados desde a inauguração
Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Gilberte, o CMDI atinge por dia, uma média de 200 a 250 pessoas atendidas, número expressivo, mas que há pretensão de ampliação.

“É uma unidade onde a gente tem toda a sua estrutura em funcionamento. E agora no mês de setembro a gente vai começar com aqueles mutirões que a gente faz mensalmente. E com certeza é um equipamento e uma estrutura grande para atender a Feira de Santana.”

Os atendimentos na unidade acontecem via regulação. Gilberte destaca sobre a facilidade que o Centro oferece também a necessidade de realizar exames de urgência.

“É via regulação, mas tem algumas especialidades que a gente faz o direcionamento. Se, por exemplo, tem a consulta com o gastro e o médico solicita uma endoscopia de urgência, então realiza aqui na própria unidade essa marcação, para a gente dar uma continuidade do serviço para aqueles pacientes que são de Feira de Santana.”

O prefeito José Ronaldo esteve na manhã desta quinta-feira (28) na unidade para celebrar os resultados conquistados. Em coletiva ele falou sobre o desenvolvimento do setor da saúde em Feira de Santana.

CMDI do bairro Baraúnas completa um ano de fundação; mais de 80 mil procedimentos foram realizados desde a inauguração
Prefeito José Ronaldo – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu me lembro, quando assumi a prefeitura, nenhum exame desse era feito pelo SUS em Feira de Santana. Então, há um avanço importante. Hoje é raro um exame que não é feito pelo SUS em Feira. Ainda há dificuldades, por isso que nós conseguimos recentemente uma policlínica que vamos construir em Feira de Santana”, enfatizou.

A profissional autônoma Janice Ferreira, é paciente constante na unidade. Ao Acorda Cidade ela relatou que encontra variedade e qualidade nos tratamentos médicos.

“A minha avaliação é 10. Desde que eu venho me consultando, fazendo exames aqui, são assim de primeira. Não tenho do que reclamar aqui. E é próxima da minha casa, então amei.”

CMDI do bairro Baraúnas completa um ano de fundação; mais de 80 mil procedimentos foram realizados desde a inauguração
Janice Ferreira, paciente – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para Janice a experiência está sendo positiva, ela, inclusive, indica que as pessoas busquem o CMDI quando não puderam arcar com os custos de exames médicos.

“Recomendo para todos os procedimentos que precisarem, venham, porque o atendimento é bom. Eu estou falando porque que já passei outras vezes e não tenho o que dizer”, relata.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.