Rachel Pinto
O 'Clube da Ferrugem' é uma iniciativa que busca divulgar a cultura do antigomobilismo em Feira de Santana. São os donos e apreciadores de carros antigos com mais 20 ou 30 anos de fabricação.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Mensalmente o clube promove a reunião dessas relíquias e o evento é aberto para aqueles que desejam admirar toda a beleza e classe dos carros antigos.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
No último sabádo (29), foi promovido mais um encontro no Shopping Millenium e o responsável pelo Clube da Ferrugem Cláudio Jorge, explicou como acontecem as reuniões e os veículos que se destacam.
De acordo com ele, em Feira de Santana existem cerda de 500 veículos antigos. Entre Fuscas, Opalas, Brasílias, Fiats 147 e pick-ups. Um veículo é considerado antigo se tiver mais de 20 anos de fabricado e se apresentar o párachoque de metal.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Cláudio contou também que algumas pessoas que têm carros antigos se sentem muitas vezes excluídas da sociedade. A ideia dos encontros é justamente socializar todas as pessoas e trocar experiências sobre os carros.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Nossa ideia é difundir a cultura do antigomobilismo e resgatar um pouco dessa cultura e dessa história.Todo mundo tem uma lembrança de um carro antigo em algum momento da vida", disse.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Além das reuniões mensais, o clube também participa de eventos por todo o Brasil. De 25 a 27 de novembro acontecerá em Feira de Santana, no América Outlet um grande encontro de carros antigos de todo o Nordeste.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Os veículos chamam atenção não só pelo tempo de uso, mas principalmente pela sua conservação. Com pinturas muito brilhantes eles se destacam, além de bancos e estofados muito confortáveis. Os donos capricham nos detalhes e as reuniões do 'Clube da Ferrugem' são muito visitadas por pessoas de todas as idades.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade





