Laiane Cruz

O Clube da Ferrugem promoveu nestes sábado (29) e domingo (30) o 4º Encontro de Veículos Antigos de Feira de Santana. O evento foi promovido no espaço Ville Gourmet e expôs carros como o Cadillac, a Kombi, fusca, DKW, entre outros modelos.

O presidente do clube, Matheus Rios agradeceu a participação dos visitantes e expositores, que através dos seus ‘brinquedos’, como eles mesmos chamam, mostraram um pouco da história automotiva nacional.

“A avaliação é muito boa. O número de visitantes e expositores foi muito bom. O público ficou satisfeito e agradeceu a oportunidade de ter visto veículos da história nacional”, afirmou Matheus. Segundo ele, o veículo mais antigo que em exposição no local foi um Ford Tudor 1929 azul, um Ford inglês, onde a direção é do lado direito (mão inglesa).

“O objetivo do evento foi os colecionadores exporem os seus veículos. Não tem fins lucrativos e visa mostrar a história do automóvel, mas algumas pessoas comercializam, a exemplo de um Fusca que foi vendido por 11 mil reais”, contou.

O empresário Italo da Costa Brito expôs um DKW no evento. De acordo com o colecionador, o veículo comprado em 2010 é de origem alemã, foi lançado na década de 50, possui motor dois tempos e tração dianteira. Dentre outras características, ele também destacou que o DKW é movido a álcool e gasolina e valeria hoje no mercado em torno de 50 mil reais.

“Ele é um carro de alta rotação e exige um motor acelerado. Esse carro é pra andar de 80km/h para cima. Corre muito, com estabalidade. Mas eu não vendo não, já dei até meu filho de presente. E quando eu morrer eu já disse a ele que não pode vender por qualquer bagatela”, disse o empresário, lembrando que já viajou com o DKW de São Paulo para Feira de Santana.

As informações e fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.