Em Feira de Santana, as Embaixadas dos times Bahia e Vitória se uniram para uma ação de solidariedade que está movimentando as torcidas. A campanha Clássico pela Vida foi criada com o objetivo de unir torcedores por uma só causa, a doação de sangue para melhorar o estoque da Hemoba.
A ação segue até o dia 31 de outubro. O Acorda Cidade esteve no local e conversou com Eduardo Brito, representante da Embaixada Bora Bahia Minha Benção, que explicou que a ação é fruto da união com a Embaixada do Leões, cuja rivalidade existe apenas nos campos.
“Aproveitando toda essa atmosfera do Ba-Vi, a gente criou o Ba-Vi Clássico pela Vida. A rivalidade é em campo, fora de campo a gente tem que se unir pela vida. Então a gente aproveitou isso, torcedores do Bahia e torcedores do Vitória se unindo de hoje até o dia 31 de outubro para ver quem é que ganha esse Bavi.”
Para os torcedores do Bahia que desejam participar do gesto doando sangue basta comparecer na unidade do Hemoba que fica na Avenida Maria Quitéria, com a camisa do time e informar o código 0033. Para os torcedores do Vitória o código é 0051 para os doadores.
O representante da Embaixada Leões Feira de Santana, Lindomar Costa, reforçou que a atitude é uma união de forças por um objetivo em comum.
“Fora de campo, tanto a Embaixada que representa o Bahia, como a Embaixada que representa o Vitória está unindo forças para salvar vidas. Então não fique em casa não, vai fazer a sua doação e a cada doação de sangue você pode salvar até 4 vidas.”
A ação acabou se tornando também uma competição que vai contabilizar o número de doações para descobrir quem irá triunfar nessa disputa. Se o placar resultar em empate, os times repetirão o desafio.
O torcedor tricolor, Alessandro Matheus, aproveitou a oportunidade para ir ao Hemoba e fazer a sua parte.
“Nesse momento deixamos a rivalidade de lado e quem ganha a vida é o próximo. Antes de mais nada, a preocupação com o próximo e a vontade de ajudar a salvar vidas. Se doando sangue ajuda a salvar vidas, estamos aqui para ajudar e é claro, mostrando o nosso amor ao esquadrão também.”
Outra torcedora, Gabriela Dias, informou que mais mulheres irão participar da ação.
“Eu participo da Embaixada e participo do Princesa Sertão Tricolor, que é um movimento que leva mulheres para a Fonte Nova. Amanhã é o dia D, então a gente vai estar aqui todas juntas para fazer essa doação”, declarou.
Para Izabete Sena, coordenadora de administração do Hemoba, a ação só fortalece a causa e beneficia a otimização dos os estoques de bolsa de sangue.
“Eles se uniram por uma causa, salvar vidas. Então a rivalidade fica só no estádio e quem vai ganhar são as pessoas que estão necessitando de sangue. A disponibilidade deles e a ideia de estar em prol de uma causa nasce, independente de qual é o time, se é Bahia ou se é Vitória. É uma junção com a finalidade da empatia, do gesto solidário, do amor ao próximo”
Atualmente o Hemoba está com estoque crítico para bolsas de sangue dos tipos negativos e com estoque mínimo para o tipo O positivo. A expectativa é que a ação melhore essa realidade.
“Esperamos que seja um gol bonito e o gol mais bonito vai ser o quê? Salvar vidas. Eu sou neutra, mas eu tô torcendo por um empate para ter o revanche”, declarou.
O Hemoba tem funcionamento de segunda à sexta, das 7h30 às 17h. No sábado o horário é entre as 7h e 12h30.
Com informações do jornalista Kaio Vinícius do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.