Feira de Santana

Claro e Embasa lideram ranking de reclamações no Procon; veja a lista

Das quase 15 mil queixas registradas, a superintendente informou que aproximadamente 13 mil foram resolvidas pelo telefone.

Rachel Pinto

O Procon de Feira de Santana recebeu aproximadamente 15 mil queixas em 2016. Liderando o ranking de reclamações estão a empresa de telefonia Claro, seguida pela Embasa.

A superintendente do Procon, Susana Mendes, disse que a falta de compromisso do atendimento do fornecedor é o principal fator das reclamações. De acordo com ela, algumas empresas sempre lideram as reclamações e com o passar dos anos alternam somente as posições em relação à quantidade de reclamações. Susana disse que entre os segmentos de empresas que mais são alvos de queixas dos clientes estão os de telefonia móvel, TV a cabo e outros serviços essenciais.

“São empresas de serviço essencial. Sempre ligadas à telefonia, ou energia, ou água. São serviços que todo mundo utiliza. Em primeiro lugar a gente tem a Claro, em segundo lugar a Embasa, terceiro lugar a OI, quarto lugar a Coelba, quinto lugar temos o G Barbosa e depois o IBI Card, Bradesco, Casas Bahia, Sky e Itaúcard”, informou.

Susana Mendes destacou também que muitos clientes se queixam que as empresas oferecem serviços que não são solicitados e depois criam dificuldades em cancelar e muitas vezes não têm compromisso e agilidade em resolver a demanda do consumidor. De acordo com Susana, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) muitas vezes não funciona de forma adequada e assim as pessoas vão em busca de providências acionando o Procon.

Das quase 15 mil queixas registradas, a superintendente informou que aproximadamente 13 mil foram resolvidas pelo telefone. Outras 2 mil foram encaminhadas para processos de conciliação e, desse total, 50% foi resolvida. Ela observou que o Procon trabalha com as ações pecuniárias até as ações civis públicas.

“Percebemos que na hora de contratar um serviço, na hora de comprar um produto é fácil e o cliente é bem recebido, com humanidade, com tratamento bom e na hora de fazer o cancelamento, uma devolução, uma troca, a receptividade do fornecedor não é a mesma. O pós-venda dos fornecedores é muito ruim no Brasil e é por isso que o Procon existe. É por isso que a gente trata da relação de consumo. As advertências vão desde as sanções pecuniárias, que são as mais utilizadas por nós, até as ações civis públicas", finalizou.

Dados do Procon de janeiro a novembro de 2016

Queixas – 14.978
Processos –  2.228

As 10 empresas com maior número de reclamações:

Claro – 1277
Embasa –  970
OI – 840
Coelba – 775
G Barbosa –  646
IBICard –  505
Bradesco –  464
Casas Bahia – 383
Sky –  309

Itaúcard- 306

 

“Com informações do repórter Danillo Freitas”.