Laiane Cruz

Desde a última segunda-feira (30), os exames práticos do Departamento de Trânsito de Feira de Santana (Detran) são realizados em um novo local. A prova, que era feita em um campo de futebol situado no bairro Tomba, passou a acontecer na área do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), localizado na BR-116 Norte, próximo ao Conjunto Feira VI. A mudança deixou alguns candidatos insatisfeitos, que reclamaram da infraestrutura do espaço.

Foto: Enzo Freitas

Em mensagens enviadas ao Acorda Cidade, muitos candidatos reclamam que falta estrutura no novo local, conforto e limpeza dos banheiros, além de instalações precárias. Também falta água para beber e a área não está capinada. Outros motivos de reclamação são as ruas que dão acesso ao Derba, que segundo eles, estão em péssimas condições, e as filas no portão de acesso, que não conta com proteção contra o sol.

Leia tambémProvas práticas do Detran passarão a ser realizadas na área do Derba em breve

Em resposta às reclamações, o coordenador da 3ª Ciretran (Circunscrição de Trânsito), Silvio Dias, afirmou que o local passa por melhorias, pois ainda está em fase de implantação, mas oferece todas as condições para a realização das provas. Ele informou que o motivo da mudança agora foram as chuvas, que deixaram o antigo campo de futebol sem condições. “Não podíamos esperar, visto que as chuvas chegaram, e o local onde eram realizadas não tinha condições nenhuma, e em alguns dias tivemos que suspender os exames”, afirmou.

Foto: Enzo Freitas

Ele destacou que o local onde eram feitas as provas não oferecia estrutura aos participantes, pois era um espaço a céu aberto, sem banheiros, sem água, e sem nenhum tipo de controle de acessos. “Nós mudamos para um espaço novo, com mais acessibilidade, com mais linhas de ônibus para aquela localidade, é um local fechado, com controle de acessos, onde só entram os candidatos com identificação e a licença para aprender a dirigir”, explicou o coordenador.

Mudanças nas provas

O novo local de provas trará ainda algumas novidades, principalmente para quem pretende tirar habilitação de moto. De acordo com Silvio Dias, de agora em diante haverá duas pistas: uma para veículos de quatro rodas, e outra em formato de 8 onde serão realizados exames de duas rodas. Outra mudança para os aspirantes a motociclista é a rampa de 8 metros por 30 centímetros por onde deverão passar, além dos testes com cones, que já eram praticados.

“Nós demos um prazo para que as autoescolas passem a ensinar os candidatos nesse novo modelo. Realizamos uma reunião e explicamos como seria. Foi dado um prazo e só valerá a partir de 1º de setembro. A nossa preocupação é com a segurança. Nós temos hoje muitos condutores de motos que se envolvem em acidentes, pessoas que demonstram não terem condição de pilotar, e é obrigação do Detran cuidar para que esse condutor saia melhor instruído sobre conduzir em nossas cidades. Essa pista trará mais condições de cobrar conhecimento do aluno”, ressaltou.

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.