
O início do penúltimo mês do ano marcou o fim da Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização, que ocorreu de 6 a 31 de outubro, foi uma oportunidade para diversas secretarias municipais de Saúde espalhadas pelo país intensificarem as ações para ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção de crianças, adolescentes e adultos.
Ao Acorda Cidade, Verena Liberal, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana, contou que as ações no município não foram diferentes. Para a profissional, o período é muito mais do que uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação.

“A vacina é uma forma de proteção coletiva, porque se a gente tem mais pessoas vacinadas na nossa sociedade, consequentemente, a gente tem a diminuição da circulação dos vírus. Consequentemente, menos pessoas ficam adoecidas, por isso que a gente investe, estimula ações incansáveis para além da campanha de multivacinação, para que a nossa população se sensibilize e procure se vacinar”, disse Verena.
Resultados
A coordenadora explicou que as vacinas da Hepatite B, febre amarela, ADT, tetraviral e rotavírus foram as mais procuradas no período, apesar de um dos focos da campanha ter sido despertar na população jovem a importância de duas vacinas: a do HPV, que deve ser aplicada na população de 10 a 19 anos, e a da dengue, que deve ser aplicada dos 10 aos 14 anos.
“A gente queria chamar atenção desse grupo, e a gente teve um público importante. Nós ficamos muito felizes com o resultado. Nós tivemos 29.793 doses aplicadas durante esse período da campanha. O que demonstrou realmente é que a gente conseguiu, com eficácia, sensibilizar a população e aumentar a nossa cobertura vacinal”, disse.
A coordenadora continuou: “Mas isso não é o suficiente. A gente precisa continuar seguindo de portas abertas e, para tanto, a gente tem 103 salas de vacina no nosso município, que funcionam de segunda a sexta, contando que a gente tem algumas unidades que funcionam até às 20 horas, justamente para oportunizar o nosso público a fazer a atualização do seu cartão de vacina”.
Olha a dengue
Verena aproveitou a oportunidade para reforçar que, apesar de a campanha nacional ter sido concluída em níveis satisfatórios, é importante a população ficar vigilante durante todo o ano. A próxima mobilização realizada pela Secretaria de Saúde em Feira será com o objetivo exclusivo de combate à dengue.

“Nós estamos com os resultados dentro do esperado. Inclusive, quando a gente faz uma série histórica dos últimos anos, nós atingimos a vacinação acima do que os outros anos têm nos mostrado. A gente nunca para de incentivar e estimular essa população e também colocar essa oferta à disposição. Nós participamos de ações, de eventos todos os dias, para fazer essa vacina chegar mais próximo dessa população”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.