Daniela Cardoso
Cerca de 200 pessoas aguardavam na manhã desta segunda-feira (9) a chegada da vacina H1N1 na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Cruzeiro. As pessoas se dirigiram até a unidade, após informações de que a vacina estaria disponível a partir de hoje, porém as doses ainda não tinham chegado até por volta das 10h.
Arleide Santana, que é enfermeira técnica da unidade, informou que as doses da vacina já estão sendo distribuídas nos postas da cidade e que a demora é devido a distribuição geral.
“A responsabilidade é da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), já que a vacina vem pelo estado. Aqui em Feira de Santana o nosso responsável direto é a secretaria municipal de Saúde, que por sua vez espera a 2ª Dires, que espera a Sesab. A vacina já está na rede disponível e estamos aguardando. O material já está arrumado e estamos aguardando a chegada”, afirmou.
Arleide Santana disse que a rede de frios não diz a quantidade de vacina que vai mandar, por isso ela não pode assegurar se a quantidade atenderá a demanda. Mas ela afirmou que, com certeza, a rede de frio não deixará a comunidade que está dentro do grupo preconizado pelo Ministério da Saúde sem vacina. “A deficiência não é da unidade de saúde do Jardim Cruzeiro e sim nacional e a população entende isso”, destacou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade