Ilani Silva
O Centro Municipal de Zoonoses, instituição que recolhe animais de pequeno porte e eqüinos soltos em vias públicas na cidade, realiza o controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem.
Segundo a veterinária Miza Cordeiro, raiva, leptospirose e leishmaniose (calazar)são as principais doenças buscadas pela equipe para evitar contaminação a humanos.
“Alguns desses animais são soltos em via pública pela falta de responsabilidade de seus proprietários, as pessoas devem lembrar que o animal é um ser vivo que precisa de cuidados”, alertou a veterinária.
O animal apreendido permanece de 3 a 5 dias no centro, sendo que os cavalos pagam uma taxa de R$ 49,75 para ser liberado ao proprietário, já os cães e gatos passam por um período de adaptação onde é verificado o quadro de vacinação e realizado exames para identificar possíveis doenças, depois o animal é disponibilizado para doação.
Ainda de acordo com Miza Cordeiro, a população pode fazer denúncias através dos números 75 – 36143613 ou 32236555. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade