A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) inicia nesta segunda-feira (11) o cronograma de vacinação contra a raiva em gatos e cachorros. A campanha começa oficialmente no dia 18 de agosto, mas os tutores já podem levar os pets até o Centro de Zoonoses, localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, bairro Pedra do Descanso, para administrar a dose. A vacinação acontece das 8h às 15h.
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Gabriel Bacelar Cavalcante, a expectativa é sempre de alcançar o maior número de atendimentos possível.
“Pedimos que toda a população se mobilize e traga os animais para vacinar, é muito importante essa imunização para uma doença que passa para o ser humano, para que a gente possa estar controlando a doença no nosso município.”
A raiva é uma doença considerada letal que pode ser transmitida de animais para humanos. Inquietação, paralisia, confusão mental e agressividade podem ser alguns dos sintomas. A vacinação nos animais deve ser administrada anualmente.
O animal deve iniciar o cronograma de vacinação a partir dos três meses de idade, o imunizante deve ser anualmente administrado até o fim da vida. Caso o animal esteja com alguma doença ou comorbidade, é necessário que o tutor informe antes da vacina ser aplicada para que os profissionais avaliem se ele pode tomar o medicamento.
“Os animais doentes, dependendo do que seja a doença, a gente vai ter aquela avaliação para ver se realmente ser vacinado ou se é melhor aguardar efetuar um tratamento para receber a vacina.”, ressalta o veterinário.
No dia da vacina é importante apresentar o cartão de vacinação do animal para conferência e registro de acompanhamento da saúde do animal.
“A partir do momento que toma a vacina pela primeira vez, recebe o cartão de vacina preenchido com a data para acompanhar. É bom sempre está trazendo anualmente para estar fazendo esse controle certinho da vacina.”
O momento de vacinar costuma ser mais agitado para alguns animais, por isso o coordenador dá algumas dicas de como levar o animal para o processo ser mais fácil.
“É interessante que os cães, por exemplo, venham encoleirados, é necessário que o tutor segure o seu animal, se tiver uma focinheira para ficar mais seguro, melhor ainda. Em relação ao gato, que traga na caixa de transporte, segure seu animal também, tem aquele contato de segurar seu animal, que a partir daí o vacinador vem fazer a vacina desse animal com segurança, tanto para o tutor quanto para o vacinador.”
A campanha também percorrerá pontos estratégicos da sede de Feira de Santana e zona rural para ampliar o alcance, segundo o coordenador, o cronograma deve ser divulgado em breve.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.