Acorda Cidade
As mulheres que se encontram em situação de violência doméstica podem ser assistidas pelo Centro de Referência Maria Quitéria (CRQM). Diversos serviços são disponibilizados gratuitamente para as mulheres, que são acompanhadas por uma equipe composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e advogada. A unidade foi inaugurada em outubro e até o momento já realizou 39 atendimentos.
Segundo a coordenadora do CRQM, Maria Luiza da Silva Coelho, as mulheres são acolhidas e recebem um atendimento especializado e individualizado com total sigilo.
“Procuramos resgatar a auto-estima dessa mulher, proporcionando a ela uma vida com mais dignidade. O importante é que cada mulher, que sinta os seus direitos violados, busque os serviços para o resgate da cidadania. Também trabalhamos com o aspecto da prevenção, promovendo palestras com temas que tratem sobre a violência doméstica”, explica.
A coordenadora informa que muitas mulheres encontram dificuldades para procurar o CRMQ, seja por vergonha ou medo. “É bom esclarecer que a unidade não é um espaço de denúncia e sim um lugar onde vamos cuidar dessas mulheres, pois o seu psicológico muitas vezes está abalado. Estamos abertos para atender todas as mulheres, independente da cor, raça, escolarização, idade ou opção sexual”, esclarece.
As mulheres em situação de violência podem procurar o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) localizado na rua Venezuela, 387, Capuchinhos, ou pelo número (75) 3616-3433. As informações são da Secom