Daniela Cardoso
O Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop) – Elizabeth Gomes Martins, foi inaugurado na tarde de segunda-feira (9). O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que já existem vários Creas funcionando em Feira de Santana, mas esse será especializado.
“O Creas Pop é especializado, e vai atuar na área social de resgate da cidadania de família e de pessoas.
Ele vai identificar as pessoas, vai tirá-las das ruas e poder melhorar o acesso social a elas”, disse.
Para Eliane Martins, filha da homenageada Elisabeth Gomes Martins, “é muito bonito, uma pessoa que sempre ajudou, que sempre pensou no social, ser homenageado no pós morte”.
De acordo com Eliane, sua mãe era educadora e sempre trabalhou em projetos para ajudar as pessoas. “Há 31 anos ela teve a iniciativa de fazer trabalhadores voluntários e ela queria que esse trabalho tivesse continuidade”.
A secretária de Desenvolvimento Social Gerusa Sampaio, explicou que o Creas Pop é um centro de referência especializado em assistência a população de rua e o trabalho será feito na abordagem de pessoas que vivem na rua, para que elas sejam reinseridas nos seus lares com medidas sócio-educativas.
“Queremos que elas entendam que o lugar delas não é na rua, porque muitos procuram na rua a moradia, a renda, e até mesmo o uso de drogas e prostituição, então iremos tentar coibir esses problemas através de atendimento, acolhimento especializado e específico”, disse.
De acordo com Gerusa as secretarias municipais irão trabalhar em parceria para um atendimento completo. “Nós queremos inserir essas pessoas no mercado de trabalho, a um atendimento médico, pois o nosso objetivo é resgatar a dignidade delas”.
Instalado na rua Barão Rio do Branco, 354, centro, o Creas Pop tem a parceria do Governo Estadual e do Governo Federal. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade