Nesta quarta-feira (18), é celebrado em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira em Feira de Santana, realizou uma programação para esta data de conscientização.
De acordo com a coordenadora do Centro, Tilda Brasileiro, atividades foram programadas para serem realizadas durante todo o mês de maio, e após a data de hoje, o projeto ‘A voz que cuida’, seguirá até o final do ano.
“Nós preparamos este projeto para o mês de maio, porém vamos dar segmento durante todo o ano. Esse projeto foi intitulado como ‘A voz que cuida’, em alusão do dia 18 de maio. Nós tivemos palestras, rodas de conversa, tivemos convidados para conscientizar a importância do idoso na vida das crianças, que neste caso, são os avós, os avós que protegem. Mas por qual motivo, que eles protegem? Muitos netos moram com os avós, e estes, cuidam dos seus netos, e o idoso tem a percepção mais apurada em perceber que algo está acontecendo com aquela criança ou na vizinhança, e a responsabilidade destes avós, é de extrema importância, principalmente com esta preocupação com as crianças e adolescentes”, afirmou.
Com relação ao Centro, a coordenadora informou à reportagem do Acorda Cidade, que as atividades não voltaram de forma 100%, mas os idosos já começaram a retornar para o local gradativamente.
“Não voltamos a funcionar 100%, porque a pandemia ainda não acabou. Nós começamos gradativamente, e de outubro para cá, já estamos em média com 240 idosos frequentando. Estamos funcionando de 8h às 12h e de 13h às 17h. Estamos com matrículas para alunos de fora e também rematrícula para os alunos da casa. Qualquer idoso a partir dos 60 anos pode participar do nosso centro. O idoso vem até a unidade Zazinha, com a documentação solicitada, cópia de RG, CPF, comprovante de residência e um dos itens mais importantes hoje que é a xerox do comprovante de vacina, e que esteja em dia. Ele vem, passa por uma entrevista, faz a matrícula, e dá-se continuidade às atividades na unidade”, explicou.
Entre as atividades ofertadas no Centro de Convivência, estão a dança de salão e samba de roda.
“Hoje nós temos atividade física, nós temos dança de salão, samba de roda, já estamos voltando com o violão e teclado, temos artesanatos variados, crochê, pintura, tricô e vagonite. Temos também o nosso salão de beleza, funciona três dias por semana, as idosas se arrumam, temos aqui um médico geriatra que atende duas vezes por mês, quinzenalmente e faz o acompanhamento de todos eles. Estamos aguardando a hidroginástica e a oficina de memória. Nosso salão de jogos também já está funcionando e há a nossa informática, que a prefeitura já está agilizando para ter um profissional”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram