Paz

Centenas de pessoas participam da 19ª Caminhada pela Paz em Feira de Santana

Entoando a canção Paz pela Paz, a cantora Márcia Porto deu início as apresentações musicais. Pessoas de todas as idades participaram da caminhada.

Ney Silva

Centenas de pessoas foram neste domingo (29) as ruas de Feira de Santana para participar da 19ª edição da Caminhada da Paz. Caravanas de cidades da Bahia e de outros estados também estiveram presentes além de representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs).

O coordenador do MovPaz – Movimento Internacional pela Paz e Não Violência Cloves Souza Nunes, fez um agradecimento as pessoas e  instituições que colaboraram com a caminhada. Haviam representantes do Movimento Viva Rio, do Ministério da Justiça e caravanas de cidades da Bahia e dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Um grupo de atores representando os maiores pacifistas do mundo formou uma ala que chamava atenção dos presentes. Eles  trajavam roupas de homens e mulheres ilustres que deixaram exemplos de amor e paz.

Atores representaram Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Sai Baba, Gandi, Papa João Paulo II, Albert Einstein entre outros.

A Prefeitura de Feira de Santana deu apoio a caminhada. O prefeito Tarcizio Pimenta que esteve presente  destacou a importância do evento que vem tendo repercussão nacional. " É muito importante que a gente leve as ruas esse movimento para chamar atenção de todos nós que a paz é necessária", afirmou.

O tenente-coronel Martinho Antonio Nunes comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar que apóia a  caminhada destacou a influência do MovPaz na redução  em 15 por cento do índice de violência nos primeiros meses deste ano em comparação a 2010." Desde 2004 que o índice de violência é crescente e somente agora começa a diminuir", disse.


Ele credita essa redução também ao trabalho das policias Civil e Militar e a campanha do desarmamento. Além disso, Martinho observa que as pessoas estão compreendendo que só existe uma forma de se reduzir a violência: construindo-se um território de paz, fraternidade, respeito e preocupação com o semelhante.

Muito mais que uma festa pela paz e a favor do desarmamento a caminhada  reúne familias. Crianças, adolescentes e pessoas idosas cantavam cheios de esperança por dias melhores. Até mesmo quem tem dificuldades de se locomover estava presente.

A servidora pública Maria José Oliveira Neta todos os anos participa da caminhada." Tenho o privilégio de ter integrado a equipe que organizou a primeira caminhada", afirmou.Ela estava acompanhada de uma filha e do filho Juliano Bruno Oliveira Silva de 27 anos, que tem deficiência física e visual. Mas esse fato não o impediu de ir as ruas prestigiar o evento.

A aposentada Dilza Santos Leal de 72 anos também caminhava firme na avenida Getúlio Vargas e incentivava outros idosos a se animarem com a festa da paz. " É uma festa muito bonita que contagia a todos. É um momento muito importante", disse.

A Caminhada pela Paz contou com a participação da cantora Márcia Porto, Trilogia do Regue, 80 na Pista e Geraldo Azevedo. Nesses 19 anos de existência do evento é possível se perceber que apesar de tanta violência no mundo, tem muito mais gente lutando pela paz e a fraternidade do que se  imagina

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade