Católicos feirenses lotam Catedral para acompanhar sepultamento de Dom Silvério
Internado a pouco mais de duas semanas ele faleceu na madrugada desta terça-feira (28) de falência múltipla de órgãos, sendo sepultado em um túmulo dentro da Catedral de Senhora Santana.
Católicos feirenses lotam Catedral para acompanhar sepultamento de Dom SilvérioCatólicos feirenses lotam Catedral para acompanhar sepultamento de Dom SilvérioCatólicos feirenses lotam Catedral para acompanhar sepultamento de Dom SilvérioCatólicos feirenses lotam Catedral para acompanhar sepultamento de Dom Silvério
Ney Silva
A comunidadecatólica de Feira de Santana se despediu do bispoemérito Dom Silvério Albuquerque. Internado a poucomais de duassemanas, elefaleceunamadrugadadestaterça-feira (28) de falênciamúltipla de órgãos, sendosepultado em um túmulodentrodaCatedral de Senhora Santana. O bispo Dom Silvériotrabalhou no período de 1973 a 1995 nesta diocese.
A catedralficoulotada. Pessoasdacomunidade e autoridadesreligiosasressaltaram a importânciaespiritual e social de Dom Silvério. Aotodocomparecerampara a cerimôniafúnebre 14 bispos, 80 padres, religiosos e seminaristas.
"A presençadessaspessoassignificaque Dom Silvériorepresentoualgopara a vida deles e delas", afirmou o arcebispo Dom Itamar. Eleinformouque o bispoeméritotrabalhoudurante 18 anosaoseulado e que, porcoincidência, foi em 28 de maio de 1995 queelepassou o cargo.
O bispo de Eunápolis, no extremosulda Bahia, Dom JoséEdson, quefoi o primeirosacerdote a serordenadopor Dom Silvério Albuquerque, destacouque o bispoprocurou em todasuaexistênciaviver o evangelhovalorizando o sermenor de todos, paraservir a todos.
"Dom Silvérioviveusempreessadimensãofranciscana do fraternismo, testemunhando a suafé em Jesus Cristo e naigreja", afirmou.
O padre Carlos Vianey, queécapelão do Dom Pedro de Alcântara, tambémfoiordenado padre por Dom Silvério em 1983. "Eusempre o considereipai do meusacerdócio. Um homemmuitoamoroso com os padres e quesabiadialogar", disse.
Eleressaltouaindaquenacondição de bispo, Dom Silvérionuncadeixava um padre passarporsituaçãodifícil.
"A morte de Dom Silvérionãosignificaque a igrejaperdeu. Elecumpriu a suamissão e voltagraciosamentepara a casa do Pai", destacaVianey.
Para o arcebispo de Salvador, Dom MuriloKriger, o bispo Dom Silvériofoi se apresentardiante de Deus e vaireceber um prêmiopelasuadedicação. "Tenhocertezaqueassimcomoeleamouesta terra e estepovo, agora elefazquestão de trabalhar em oraçãoparaque Deus envie novas vocações", afirmou.
O arcebispoemérito de Salvador, cardeal Dom GeraldoMagelaAgnelo, lembrouque o bispo Dom Silvériodeixou um legadoparatodospelasuadedicação. "Foi um homemque se consagrouinteiramenteàigreja", disse. O cardealdisseaindaquenas dioceses em quetrabalhou, o bispoeméritodeixouexemplos de fidelidade.
A irmã de Dom Silvério, senhoraAne de CarvalhoDamasceno, quecuidou dele durante 43 anos, informouque de algunsmesesparacá a saúde do sacerdoteestavacomprometida. Segundo ela, o bisponãopronunciavamais as palavras e se mostravamuitodebilitado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade