Internado a pouco mais de duas semanas ele faleceu na madrugada desta terça-feira (28) de falência múltipla de órgãos, sendo sepultado em um túmulo dentro da Catedral de Senhora Santana.
A comunidadecatólica de Feira de Santana se despediu do bispoemérito Dom Silvério Albuquerque. Internado a poucomais de duassemanas, elefaleceunamadrugadadestaterça-feira (28) de falênciamúltipla de órgãos, sendosepultado em um túmulodentrodaCatedral de Senhora Santana. O bispo Dom Silvériotrabalhou no período de 1973 a 1995 nesta diocese.
A catedralficoulotada. Pessoasdacomunidade e autoridadesreligiosasressaltaram a importânciaespiritual e social de Dom Silvério. Aotodocomparecerampara a cerimôniafúnebre 14 bispos, 80 padres, religiosos e seminaristas.
"A presençadessaspessoassignificaque Dom Silvériorepresentoualgopara a vida deles e delas", afirmou o arcebispo Dom Itamar. Eleinformouque o bispoeméritotrabalhoudurante 18 anosaoseulado e que, porcoincidência, foi em 28 de maio de 1995 queelepassou o cargo.
O bispo de Eunápolis, no extremosulda Bahia, Dom JoséEdson, quefoi o primeirosacerdote a serordenadopor Dom Silvério Albuquerque, destacouque o bispoprocurou em todasuaexistênciaviver o evangelhovalorizando o sermenor de todos, paraservir a todos.
"Dom Silvérioviveusempreessadimensãofranciscana do fraternismo, testemunhando a suafé em Jesus Cristo e naigreja", afirmou.
O padre Carlos Vianey, queécapelão do Dom Pedro de Alcântara, tambémfoiordenado padre por Dom Silvério em 1983. "Eusempre o considereipai do meusacerdócio. Um homemmuitoamoroso com os padres e quesabiadialogar", disse.
Eleressaltouaindaquenacondição de bispo, Dom Silvérionuncadeixava um padre passarporsituaçãodifícil.
"A morte de Dom Silvérionãosignificaque a igrejaperdeu. Elecumpriu a suamissão e voltagraciosamentepara a casa do Pai", destacaVianey.
Para o arcebispo de Salvador, Dom MuriloKriger, o bispo Dom Silvériofoi se apresentardiante de Deus e vaireceber um prêmiopelasuadedicação. "Tenhocertezaqueassimcomoeleamouesta terra e estepovo, agora elefazquestão de trabalhar em oraçãoparaque Deus envie novas vocações", afirmou.
O arcebispoemérito de Salvador, cardeal Dom GeraldoMagelaAgnelo, lembrouque o bispo Dom Silvériodeixou um legadoparatodospelasuadedicação. "Foi um homemque se consagrouinteiramenteàigreja", disse. O cardealdisseaindaquenas dioceses em quetrabalhou, o bispoeméritodeixouexemplos de fidelidade.
A irmã de Dom Silvério, senhoraAne de CarvalhoDamasceno, quecuidou dele durante 43 anos, informouque de algunsmesesparacá a saúde do sacerdoteestavacomprometida. Segundo ela, o bisponãopronunciavamais as palavras e se mostravamuitodebilitado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade