Rachel Pinto
No dia 4 de dezembro é celebrado o Dia de Santa Bárbara. Uma santa mártir da Igreja Católica, que viveu e morreu professando a sua fé. Padroeira dos bombeiros e protetoras dos raios e trovões, no candomblé ela é representada pelo orixá Iansã, é rainha dos ventos, raios e tempestades e sua cor é o vermelho.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Em Feira de Santana, a festa em homenagem a santa, já uma tradição e reúne dezenas de devotos. A celebração une as diversas religiões e é marcada pelo tradicional caruru que é servido anualmente no Centro de Abastecimento. Este ano o caruru, foi realizado no último sábado (3) e foi marcado por muita beleza, fé, religiosidade e harmonia.
Feito com sete mil quiabos, o caruru foi servido para três mil pessoas. Entre comerciantes, adoradores da santa e comunidade em geral. Delorme Martins, administrador do Centro de Abastecimento falou sobre a importância da festa na agenda festiva da cidade e de acordo com ele é um momento que integra todos aqueles que admiram Santa Bárbara.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Temos cerca de 40 pessoas envolvidas na organização da festa. Desde o preparo do caruru e organização. Tudo é muito bem limpo e higienizado e este ano fizemos o caruru no restaurante popular. Contamos com o apoio de nutricionistas, da prefeitura e principalmente dos comerciantes do Centro de Abastecimento", afirmou.
Hildete Pereira, de 69 anos, que faz aniversário no dia de Santa Bárbara, contou que de desde que se entende por gente é devota da santa. Ela faz questão de participar da festa todos os anos e destaca que Santa Bárbara é adorada por toda a sua família.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Eu nasci no dia dela. Santa Bárbara significa tudo para mim. Ela é a paixão da minha vida", revelou.
Segundo o padre Luz Rodrigues que participou da celebração da missa, Santa Bárbara foi martirizada pela sua fé. Ela professou o amor de Jesus e o Reino de Deus.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Uma cristã que acreditou na proposta de Jesus. Na construção de um reino de justiça e paz. Ela professou essa fé, com a própria vida. Foi martirizada por colocar no coração e na consciência das pessoas que o batismo cristão é o compromisso com Jesus. Ele que está presente no mundo na nossa vida", acrescentou.
A festa de Santa Bárbara reuniu baianas, comerciantes aproveitaram para vender bebidas e houve muita alegria, música, dança e samba de roda.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.