A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha, em Feira de Santana, realizou nesta quinta-feira (24) uma ação solidária na Associação Feirense de Assistência Social (Afas), instituição social que acolhe idosos. Durante a ação, foram ofertados serviços como penteado de cabelo, design de sobrancelha, corte de cabelo e barba, maquiagem, ginástica laboral, além de um momento de louvor.
A diretora da UPA da Queimadinha, Emanoele Souza, informou ao Acorda Cidade que a ação consiste em proporcionar acolhimento aos idosos. Segundo ela, a UPA organiza, mensalmente, iniciativas como esta em instituições da cidade.
“Nossa equipe trabalha com dois grupos, um de eventos e outro de humanização. Mensalmente promovemos ações solidárias. Esta, de hoje, é referente ao Julho Violeta, que é um mês dedicado à conscientização contra a violência contra o idoso. Nossa equipe arrecadou alimentos, itens de higiene pessoal e também preparamos um lanche para os idosos”, afirmou.
Ela explicou que, para cada ação, a equipe realiza uma pesquisa para escolher qual instituição da cidade será beneficiada.
“A Afas é uma unidade que realmente precisa, neste momento, de acolhimento, e percebemos essa necessidade. Nossa unidade não trabalha apenas com saúde. Trabalhamos com humanização, é um trabalho social. Cada mês buscamos uma unidade diferente para realizar essa ação”, destacou.
Karine Lacerda Carvalho, enfermeira da Associação Feirense de Assistência Social, explicou que a instituição atualmente atende 42 idosos, sendo o mais velho com 101 anos.
“Nós acolhemos idosos que estão em situação de vulnerabilidade ou que as famílias não têm condições de cuidar. Fazemos uma triagem para avaliar a saúde clínica e o contexto social desse idoso, verificamos se a família estará presente ou não, e aqui eles são assistidos 24h por dia, por uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, entre outros profissionais”, explicou.
Karine informou ainda que, para ser acolhido na Afas , o idoso precisa estar aposentado, pois é com essa renda que a instituição é mantida.
A AFAS está localizada na Rua Campo de Aviação, nº 82, no bairro Campo Limpo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (75) 98180-3801.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.