Resultados

Campanha pelo Desarmamento ajuda na redução de homicídios em Feira de Santana

Segundo o Coronel Martinho Antônio Nunes, houve uma redução de 17,48% dos homicídios com relação ao ano passado.

Daniela Cardoso

A solenidade de entrega das armas recolhidas durante a Campanha pelo Desarmamento ao Exército Brasileiro, foi realizada na manhã desta quinta-feira (17) no 1º Batalhão da Polícia Militar. O número de armas recolhidas e a queda no índice de homicídios em Feira de Santana foram comemorados pelo Coronel Martinho Antônio Nunes do 1ª batalhão.

“É gratificante e importante, porque estamos vendo um milheiro de armas sendo retirada das mãos da população, isso significa redução de mortes. Estamos agora no mês de novembro com redução de 17,48% dos homicídios em Feira de Santana com relação ao ano passado, isso significa 70 mortes a menos”, ressaltou.

O coronel Martinho lembrou que o resultado da campanha se deve ao trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal, além da colaboração da Campanha pelo Desarmamento.

O presidente da Casa da Paz, Clóves Nunes, informou que as armas foram recolhidas no período entre quatro de fevereiro de 2010 a 16 de novembro de 2011. “Foram recolhidas 1.098 armas e o maior número que recebemos em um único dia foi 81.”

Clóves disse que a campanha deve se intensificar. “O Brasil tem três acidentes por dia por arma de fogo e esperamos que as pessoas continuem trazendo suas armas”, solicitou.

De acordo com o subcomandante do 35º Batalhão de Infantaria, Major Almeida, “as armas serão destruídas definitivamente”.

Foram entregues revólveres calibres 32 e 38, carabina, escopeta, garruncha, rifle, espingarda, pistola 380 e pistola calibres 22, 32 e 38. O valor pago pelas indenizações varia de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o calibre. As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade