A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana está realizando no mês de outubro a Campanha de Multivacinação que objetiva a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes. A campanha começou no dia 6 e vai até o dia 31. No dia 18, próximo sábado, acontece o dia D, em que 25 unidades de saúde da rede municipal estarão abertas das 7h às 13h.
Vanessa Cajui, referência técnica em Imunização da Atenção Básica, explicou em entrevista ao Acorda Cidade que a campanha é nacional e o município aderiu. A faixa etária principal é até os 15 anos de idade, com exceção da vacina contra o HPV, cuja oferta está sendo voltada para a faixa entre 15 e 19 anos, como explica Vanessa.
“Nessa faixa etária, nós temos que intensificar a vacinação do HPV, estamos resgatando aquelas pessoas que não foram contempladas com a vacina e colocando essas pessoas no direito da vacinação”.
A profissional ressaltou que a campanha busca facilitar a oportunidade para os jovens ficarem em dias com o calendário vacinal, já que é comum a abstenção de algumas doses.
“A gente entende que a gente tem um público ainda necessitando atualizar essa vacinação. Vou dar um exemplo, a vacinação da dengue, para o adolescente na faixa etária de 10 a 14 anos, a gente tem uma população que tomou a primeira dose, mais ou menos 61% de adolescentes, e não voltaram para tomar a segunda dose”.
De acordo com Vanessa a campanha tem cobertura completa de todas as vacinas voltadas para o público infantojuvenil.
“Nós temos um elenco grande de vacinas, que são ofertados pelo Programa Nacional de Imunização. Então, as crianças menores de um ano, nós temos a vacina da VIP, da Pneumo 10, Rotavírus. Nas faixas etárias da adolescência, o HPV, dengue, sarampo. É uma campanha grande porque está elencando todas as vacinas do calendário vacinal”.
Para a unidade de saúde, o paciente deve levar documento de identificação e carteira de vacinação. Vanessa Cajuí explica que quem não tiver carteira de vacinação, também poderá comparecer.
“Desde o dia 6 de outubro, que nossas unidades de saúde já estão organizadas, já estão com as vacinas, aguardando a população. O dia 18 é um dia de mobilização, um sábado, nós estaremos com 25 unidades funcionando, tanto de zona urbana como de zona rural, para contemplar toda essa população de Feira e aguardando que a população se mobilize, procure, porque a gente sabe que a vacinação ainda é a melhor forma da prevenção da doença”, explicou ao Acorda Cidade.
Enquanto a campanha é realizada, a aplicação de vacinas para os demais públicos, adultos e idosos, também segue em funcionamento normal. Além das unidades de saúde, a profissional informou que a vacinação está sendo aplicada também no Shopping Avenida, das 8h às 20h.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.