Acorda Cidade

A campanha para vacinação contra a febre aftosa na Bahia foi iniciada nesta sexta-feira, 9, no município de Feira de Santana. Com a intenção de manter o estado livre da doença, o lançamento foi realizado no Parque de Exposições João Martins da Silva e já prevê novas metas. A vacinação começou no dia 1º e segue até o dia 31.
 
Com o tema “Bahia sem aftosa. Esse título é nosso”, o lançamento da campanha contou com discursos favoráveis ao esforço para não ser mais necessário à aplicação da vacina, tornando o estado 100% erradicado da doença.
 
“Queremos ver a Bahia livre da Aftosa, sem a necessidade da vacina. Esperamos nesta campanha chegar a marca de todos os animais vacinados e declarados. Então proclamamos aos criadores, que mesmo com o sofrimento da estiagem, eles devem cumprir seu papel”, afirmou Ozeny Moraes.
 
Os criadores devem vacinar o gado e também comparecer na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para fazer o registro de seu rebanho. “Devemos responder a esse chamamento de integração entre os governos e os que investem e assumem os riscos na criação de bovinos. A Bahia dá exemplo tendo o título de estado livre da Febre Aftosa, nos credenciando a comercializar com qualquer parte do mundo”, ressaltou Jairo Carneiro.
 
O homenageado do dia foi João Martins da Silva Filho, presidente da Federação Nacional de Agropecuária, pelos serviços prestados por seu pai – que leva o nome do local onde aconteceu o evento. “Nada mais justo do que estarmos aqui em Feira de Santana, homenageando a família que foi pioneira no fortalecimento da agropecuária”, disse o secretário de Agricultura do Estado.
 
Agradecendo as homenagens, o presidente parabenizou a campanha realizada em todo estado. “Juntamos forças e todos estão fazendo o seu trabalho de forma correta para que essa campanha desse certo. São dez anos de trabalho e o criador dá sua contribuição com a obrigação de vacinar seu rebanho”.
 
A solenidade de apresentação da campanha contou com a participação do secretário de Agricultura do Estado, Jairo Carneiro; o presidente da Federação Nacional de Agropecuária, João Martins da Silva Filho; o secretário de Agricultura de Feira de Santana, Ozeny Moraes; demais autoridades, criadores da região e a imprensa. As informações são da Secom.