"Não desista de você!"

Caminhada 'Ame-se' transforma Setembro Amarelo em corrente de solidariedade e arrecada alimentos para a AAPC

Os 2 kg de alimentos trocados por camisas serão destinados à Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC).

Leitura: 5 Minutos
Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O mau tempo em Feira de Santana não impediu uma multidão de acompanhar a Caminhada “Ame-se” neste domingo (28). O objetivo foi chamar a atenção dos feirenses para a importância da valorização da vida e a prevenção ao suicídio, transformando o Setembro Amarelo em uma grande corrente de solidariedade.

Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A segunda edição, organizada pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cemec), braço da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), conseguiu mobilizar a comunidade não só para a conscientização sobre saúde mental, mas também para arrecadar alimentos.

Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A coordenadora da caminhada, Maria José Silva, destacou o crescimento do evento, que no ano passado contou com a participação de 200 pessoas e arrecadou meia tonelada de alimentos para o Centro Monsenhor Jessé. Este ano, a procura pelas camisas quase triplicou. Os 2 kg de alimentos doados serão destinados à Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC).

Caminhada Ame-se
Maria José Silva | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Vamos repetir a dose com muito mais camisas, com muito mais pessoas nos ajudando, nos fortalecendo. E esse é o objetivo: reunir famílias para trazer para a avenida e ajudar o próximo.”

Ao Acorda Cidade, Daniela Santoro, que também faz parte da organização, disse que a caminhada tem o objetivo de contribuir com a valorização da vida e isso se dá através do cuidado com as pessoas.

“O incentivo à atividade física através da caminhada, a música como também uma possibilidade. Nós teremos profissionais da psicologia que estarão aqui falando de que forma as pessoas podem procurar apoio. E dizer que nós não estamos sozinhos”, pontuou Daniela.

Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A organização preparou um momento especial para o encerramento na Av. Noide Cerqueira, além de mensagens de acolhimento durante todo o percurso.

Caminhada Ame-se
Daniela Santoro | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós teremos no final da caminhada um momento com dança. Foi algo pensado nos detalhes e completo para que realmente as pessoas saibam: ‘não desistam de você’, ‘ame-se’. Teremos também várias placas com mensagens, fazendo o que dá dentro do coletivo, estar no corpo a corpo com o colega do lado e dizer realmente: você não está sozinho”, completou.

Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A caminhada “Ame-se” pretende dobrar ainda mais a solidariedade. No próximo ano, a estimativa é levar pelo menos mil pessoas às ruas para chamar a atenção para a valorização da vida ajudando o próximo.

Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A caminhada já está nas ruas, mas ainda restam camisas à espera da sua solidariedade. Quem quiser participar pode procurar a organização durante o encontro para trocá-las por alimentos.

“É importante trazer a família para a avenida. Quando eu convidei as pessoas para participar, eu falei assim: ‘nós precisamos unir a família, estar presente, criar um vínculo, trazendo a comunidade, trazendo a família para nos unir para um bem maior. Esse é o objetivo do Setembro Amarelo”, acrescentou Daniela.

Caminhada Ame-se
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.