Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana discute reconhecimento da Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial

O vereador Edvaldo Lima foi contra o projeto.

Câmara de Feira de Santana discute reconhecimento da Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial Câmara de Feira de Santana discute reconhecimento da Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial Câmara de Feira de Santana discute reconhecimento da Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial Câmara de Feira de Santana discute reconhecimento da Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial

Foi discutido na manhã desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o Projeto de Lei que transforma a Festa de Santa Bárbara, como patrimônio imaterial do município.

Em primeira discussão, o projeto, que é de autoria do vereador Pedro Américo (PSDB), foi aprovado, mas houve prerrogativa do vereador Edvaldo Lima (União Brasil), que é contra a lei.

Edvaldo Lima
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Trouxeram o projeto de homenagear a Santa Bárbara. Só que eu conheço a palavra de Deus. E a palavra de Deus me orienta que eu só posso amar o único Deus, Deus de Israel, Pai, Filho e Espírito Santo. Eu não tenho nada contra quem homenageia, quem adora, é problema de cada um, agora o vereador Edvaldo Lima não adora. Não vou votar para homenagear a imagem, porque lá no capítulo 27 do livro de Deuteronômio, diz o seguinte, ‘maldito homem que faz a imagem e maldito quem adora’, isso é registrado na Bíblia, então eu vou ficar com o quê? Com a palavra de Deus”, disse o vereador.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Ivamberg Lima (PT), que é favorável ao Projeto de Lei, declarou que é uma iniciativa, que possibilita financiamentos para a festa.

Ivamberg Lima
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É um projeto que transforma a festa de Santa Bárbara, dia 4 de dezembro, como patrimônio imaterial. Ou seja, coloca o evento para não ser esquecido, mas para além disso, é um projeto que abre frentes para que haja financiamento para essa festa. Então, quando um evento é transformado em patrimônio imaterial, vários aportes podem ser feitos. A minha fala foi no sentido de que a gente deve sempre estar apoiando a cultura, porque essa é uma festa da cultura de um povo. O vereador Edvaldo Lima não vê por esse lado, ele vai pelo lado da religiosidade, leu até a Bíblia dizendo que a gente só pode adorar a Deus e que não pode construir estátuas, mas não tem nada a ver de construção de estátuas, nem adorar a Deus”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.