Laiane Cruz
A menos de 15 dias para o fim do verão, o forte calor em Feira de Santana tem feito muita gente suar a camisa e evitar até mesmo sair às ruas em determinados horários. Na última terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura alcançou os 39 graus, mas a expectativa é que haja pancadas de chuva até o final de semana na cidade e em toda a região.
Diante de tanta suadeira, muitos memes começaram a circular pelas redes sociais. Eles explicam, em parte, a sensação térmica dos feirenses nos últimos dias.
(Fotos: reprodução/ Facebook)
Mas, se para algumas pessoas, ainda há a opção de trabalhar em ambientes fechados e até mesmo climatizados, para outras não há alternativa a não ser se proteger do jeito que puderem e tentar 'não derreter' pelas ruas da cidade.
É o caso das agentes de endemias Sueli Terra Nova e Helena Maciel. O trabalho delas é nas ruas, saem de casa em casa, e a pé.
Para Sueli, o uso do protetor solar é indispensável, bem como da sombrinha, que a acompanha aonde for. “É bom a gente usar também aquelas blusas que têm proteção UV (Ultra Violetas)”, orienta.
Ela diz que evitar sair de casa nas horas mais quentes e em casa o maior aliado é o ventilador. “Também tomo bastante água gelada”, complementa.
Com a agente de endemias Helena Maciel, que reside no bairro Jardim Acácia, o ritual é o mesmo: ingerir muito líquido, usar protetor solar, sombrinha, chapéu ou boné. “Evito também roupas muitos quentes, e em casa ligo o ventilador e o ar condicionado. Só que tem que usar pouco o ar por causa do consumo de energia, que aumenta muito no calor”, ressalta.
A feirense Dinorá Oliveira diz que à noite tenta dormir, mas com este calor nem sempre consegue. No quarto, o ventilador fica de um lado e o climatizador de outro. Mas a vontade mesmo é outra. “A vontade é de estar o tempo todo dentro da água”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.